terça-feira, 22 de outubro de 2013

A CONQUISTA DE SANTUNDJIRA


A CONQUISTA DE SANTUNDJIRA

Segundo Webber, o Estado e' a u'nica entidade que reevindica a legitimidade de uso da forca e coercao. Acho que num estado de direito se'rio ja' nao se podia tolerar a manuntencao de uma forca paralela que ameacava, quando entendesse, extreminar o proprio Estado criado na base de um contracto social. Compreendo, e respeito as reevindicacoes da Renamo. Mas tambe'm reconheco que havia necessidade de currigir essa anomalia.

As vezes a estabilidade, ou Paz podem ser impostas. E esta e' uma das alternativas achadas do momento. So' espero que todo o trabalho de casa, por parte dos servicos da inteligencia tenha sido feito eficazmente para que a paz imposta seja efectiva.
See translation
· Unfollow Post · 5 hours ago near Delhi, India
  • José de Matos A Paz nao deve nem pode ser imposta! E eu preciso de ser convencido que esta situaçao nos conduz a Paz!
  • Chacate Thinker Meu caro José de Matos, respeito bastante a sua colocacao, mas receio que entremos em discordancia. Na minha opiniao, e' importante encontrar alternativas para garantir a paz. E quando va'rias vias de pacificacao e de preservacao da paz falham, se pode recorrer a imposicao como uma das solucoes. Talvez possa se dizer que nao seja uma das melhores vias. Mas, situacoes ha' em que esta fica como a u'nica alternativa. Eu posso lhe inumerar dezenas de estados, onde a paz foi e tem sido imposta. Para dar lhe alguns exemplos, va'rios estados de Medio Oriente (estados patrimonialistas e neo-patrimonialistas), a paz tem resultado da impisicao.
  • David Jairosse Alfredo A invasao de santungira pode ser o fim do primeiro os 21 anos de paz! Porque o silencio do dhakama pode trazer mizeria ao país, saibao qui matar o dhakama nao é a soluçao mas sim o dialgo,
  • Chacate Thinker Eu nao advogo a morte de Dlakama, mas o desarmamento total e completo da Renamo. Este e' o meu ponto. Apenas o Estado e' que deve se armar, como legitima entidade de uso da forca.
  • José de Matos Tudo bem, Chacate Thinker, é mesmo assim, mas isso leva-nos a outra pergunta: o Estado é despartidarizado? Se nao é, entao a Frelimo tambem tem de ser desarmada!
  • Dinho Caetano Essa teoria de Marx Weber cai por terra, sobretudo nos paises democráticos! A imposição não é solução para a busca da Paz! Diria, em outras palavras, a imposição é m espírito maquiavélico, o que muita das vezes gera as lutas entre as classes. A estabilidade depende do estado de espírito de um líder. Sugiro, que Chacate Thinker, leia também as obras de Adriano Moreira, São Tomás de Aquino, sobre o poder.
  • Chacate Thinker Hummmmm, meu caro José de Matos, esse e' um outro debate e penso que ja' foi exaustivamente debatido aqui neste grupo. Mas vamos por eliminato'ria. Acho que se o Estado e' partidarizado, essa nao e' guerra da Renamo, e nem deve ser, mas sim guerra dos mocambicanos e este tem mecanismos, ou terao para corrigir esse defeito, sem recorrer ao uso de armas e discursos divisionistas e regionalistas.
  • José de Matos Chacate Thinker, entao o que os moçambicanos estao fazendo sobre esse problema? tem sido discutido no Parlamento, pois nao? tem sido discutido na comunicaçao social, pois nao? Muitos analistas e comentadores teem denunciado, pois nao? E o que tem sido feito? Qul a solução?
  • Chacate Thinker Meu caro Dinho Caetano, agradeco muito as recomendacoes, mas essas obras que me sugere ja' os li ha bons anos atras, mas nao seria de mais reve-los. E acho que ha' varias teorias para intrepreitar os fenomenos sociais, e o realismo de Hans Morgenthau ainda continua tao vivo quanto esteve no passado. Assim como o ideialismo de Kant continua vivo. Acho que os actores politicos nao se guiam na base de uma teoria, mas procuram combinar va'rias. Ha' vezes que nem se guiam na base de teorias, mas da realidade que se apresenta no campo pra'tico, dai que, as vezes, somos desafiados a sair da caixa para tentarmos ler melhor os acontencimentos.
  • Dinho Caetano José de Matos, os órgãos de comunicação social, na actualidade, já se encontram privatizados (penso que vc entende), nenhum jornalista TOSSIR uma informação contra. Toda a informação vai ser SCANADA ( basta ver as últimas mudanças feitas nesses órgãos). Será dificil mudar isso.
  • José de Matos O problema, Dinho Caetano, é que Dhlakama e Renamo sao usados como os unicos cancros da sociedade! Se els estiverem fora da questao, sera que magicamente os problemas desaparecem? Vamos ter pmais paz, liberdade, democracia, tolerancia, justiça social, etc?
  • Dinho Caetano Chacate Thinker, esses autores sim, concordaria consigo! Mas o único problema de Kant foi o facto de ser muito criticista a ponto de por isso ser reconhecido do lado positivo. O problema é que os nossos líderes não tem tempo p ler essas obras, a única obra que eles gostam é O Principe, de Maquiavel, por isso tornam maus!
  • Dinho Caetano É que a Freli, vee a Renamo, como uma PEDRA NO SAPATO, e a Renamo vee a Freli, como ABOCANHADOR DAS RIQUEZAS (AVARENTOS)...
  • Dinho Caetano José de Matos, eu alterei a minha passagem de volta a Moçambique por causa dessas patetices! Não volto mais ai. Perfiro continuar informado de onde me encontro!
  • José de Matos Dinho Caetano, eu posso entender muito bem a tua indignaçao, mas nao vamos confundir, ha MUITOS que questionam o que se esta a passar!
  • Dinho Caetano Eles fingem que não sabem o que se está a passar. A guerra não é boa! Mas parece que alguns são VAMPIROS e teem apetites de sangue! É engraçado que os RICOS nem estarão ai com os POBRES quando isso começar de verdade! Alguns deles estarão apenas a acompanhar a guerra de Londres, de Portugal, de Africa do Sul, etc. Outros pensam que a guerra é aquilo que vee apenas nos filmes, mas é mais do que isso...
  • Dinho Caetano Honestamente falando se a guerra eclodir, até facebook não existirá mais. Terei saudades de articular com os meus amigos e familiares ai, pois não terão tempo de chatar, passarão todo o tempo a correr de um lado para o outro...
  • Rui Cabral O Chacate Thinker escreve como se a "anomalia" ja estive-se corrigida... E a paz entre o governo e o povo? Como fica essa imposta? Por intermédio da FIR e do exercito tambem?
  • Antonio A. S. Kawaria Chacate Thinker, o assalto a Santundjira é desarmamento dos homens da Renamo? Se é isso, será que aquele saquito de balas que vi no video justifica às tantas mortes?
  • Chacate Thinker Meu caro Dinho Caetano, os actores politicos, muitas das vezes nao tem tido muito tempo para ler obras, mas tem gasto tempo a procurar como tomar decisoes. Ha' indivi'duos que sao pagos para ler obras, pensar para no final acessorar as decisoes dos dirigentes politocos. Quanto a ideia de que os lideres lem mais Maquiavel do que outras obras, e' algo mto debativel. Mas, ha' linhas de pensamentos que advogam que o realismo e' a melhor teoria para orientar os fazedores da politica, vide "Polic Among Nations: The Straggle of Power de Hans Morganthau", "Twenty Years of Crisis de Eduard Carr ", o proprio "principe" que voce faz mencao, dentre outros realistas. Muito bem José de Matos, voce sugere que algo esta' ser feito para corrigir os problemas de governacao em Mocambique. Ja' e' bom que a imprensa denuncia, o parlamento debate, a sociedade civil chama a razao. Quando o povo tomar as medidas correctivas, nao havera' forca nenhuma que podera' impedi-lo. Vimos isso na Tunisia, Egipto, Libia, and so on. Meu caro Rui Cabral vamos por etapas. Nao podemos esperar que todos os problemas sejam currigidos de uma so' vez. As accoes da Renamo, apesar de que os AGR davam lhe perrogativas de ter uma guarda privada, esta, nao era para ameacar o proprio estado, e nem ser usada como um instrumento de pressao, dai que tinha que se resolver esse diferendo, nem que seja atraves de uma imposicao para garantir uma paz imposta. Acho que a nomalia pode ter sido corrigida. Nao vejo a Renamo a fazer grandes coisas, depos de cair o seu simbolo do poder "Santundjira." Meu caro Antonio A. S. Kawaria, acho que a Renamo e' feita por estrate'gas de guerra com miulos para pensar, inclusive o proprio Dlakama, diz-se que ele e' um grande general de guerra. Acredito que eles ainda tenham outras cartas para jogar, mas o facto de se ter tomada a a sub base, em seguida o lugar "sagrado" Santundjira, me leva a crer que nao falta muito para se impor a estabilidade. Assim como no caso de ter ainda mais esconderismos, se chegar la' Por isso que disse, que espero que a inteligencia tenha feito um trabalho detalhado antes de avancar com os ataques.
  • Rui Cabral Mas caro Chacate Thinker, o que eu leio da sua parte sao especulações sugestivas acerca das "anomilia" terem sido corrigidas no que diz respeito aos homens armados da Renamo. Pelas imagens que eu vi da tal base de Santudjira, nao parecia base militar nenhuma, mas sim um pequeno aldeamento onde foram encontradas umas tantas balas e roupas que nem sequer se parecem com o fardamento da Renamo. Para alem de que aparentemente Dhlakam continua livre e bem de saude e inclussivamente já houve uma retaliação a uma esquadra da policia onde homens da FIR estao aquartelados. De modo que estou com muita dificuldade em acreditar nesta "correção da anomalia".
  • Brazao Catopola Hummmm, Chacate Thinker, isso é bom...só que você se esqueceu de ler Hannan Arendt, sobre o estado e as noções de Liberdade e Autoridade. Já agora ela põe por baixo essa teoria de uso da força, na medida em a autoridade flutua no reconhecimento da legitimidade do poder e nesse sentido a autoridade não se compadece nem como uso da força nem presuação...é mesmo bom também ler Norberto Bobbio
  • Chacate Thinker Meu caro Rui Cabral, as minhas lamurias podem ser vistas como especulativas, contudo, sao especulacoes que nao surgiram do acaso, mas das informacoes que me chegam atraves das midias. Em relacao ao facto de Dhlakama estar de saude, nao me surprende isso. Acho que nao ha' intensao de matar Dhlakama. Ainda ha' dias conversava com um amigo meu, e eu avancava, na base das expeculacoes, como voce diz, que as Forcas Armadas estavam a planear um ataque a base da Renamo. E eu avancava que acreditava que a idea nao e' eliminar Dhlakama, mas deixa-lo enfraquecido. Dois dias depois, o cena'rio que desenhei se efectivou. Ainda continuo acreditar nesta possibilidade. Acho que nao se pretentende matar Dhlakama, mas desarma-lo. Alias, essa e' a minha tese, desarmar a Renamo e apenas o estado tomar o monopolio do uso da forca. Meu caro Brazao Catopola, peco para me dar exemplo de um estado democra'tico que nao revindica o monopolio do uso da Forca, deixando teorias e olhando o mundo tal qual se apresenta.
  • Brazao Catopola não confunda monopólio da força com uso da força. o estado reveste-se de autoridade. há autoridade quando não há uso da força nem persuasão. neste sentido, o acordo entre o "povo" e os governantes é no sentdo de hipoteca de direção e gestão de expectativas. Indo ao seu pedido, a Cingapura é conhecida por Disney com pena de morte porque? o estado tem a força e a usa. porém a usa quando você transgride as regras impostas nessa autoridade, monopólio da força não é necessariamente uso da força.
  • Brazao Catopola e mais, repare na policia americana, quando vai a uma casa...nunca entra sem pedir e quando faz a primeira coisa que diz é sobre que lei esta agir, ou seja é autoridade e esta agindo dentro de um acordo estipulado, isso não é uso de força é exclusivamente autoridade
  • Chacate Thinker Meu caro Brazao Catopola penso que esta a trazer os metodos de accao por parte de quem exerce a forca. Mas numa coisa concordamos, o estado revindica o monopolio da forca e do seu uso. E apenas o estado tem este direito, incluindo nos casos em que exemplifica. Quando nao acontence nestes moldes, nao passa de uma anomalia que deve ser correcionada.
  • Brazao Catopola Chacate Thinker, você disse que o estado agiu por ter monopólio da força, eu lhe disse monopólio da força é uma teoria hoje questionada, porque o estado não é pelo monopólio da força, mas, pela autoridade sobre x pessoas em x espaço. Isso obrigaria me a discutir consigo outras coisas como noção de riscos dos estados modernos e não quero ir para ai. quero so lhe mostrar que o estado não detem exclusivamente o monopólio da força. Alias, seu ministro da defesa há dias disse que o espaço aéreo estava a ser analisado a possibilidade de uma agencia privada controlar. Já há meses eu expliquei o conceito de estado de exceções (procure o sinificado deste conceito) isto poe em cheque a teoria de monopólio da força. alias, você esta a dizer que os acordos de paz fizeram dois estados na medida em que foi acordado que Djakama teria sua força
  • Chacate Thinker Meu caro Brazao Catopola, respeito os seus argumentos, mas devo lhe lembrar algo. O mesmo mundo que vemos pode ser completamente diferente dependendo das lentes que usamos para ve-lo. A ideia que apresenta de que as teorias que advogam o monopolio de uso da forca pelo estado sao questionaveis, ninguem nega. As teorias sempre foram continuam e sempre serao questionaveis. Mas isso nao faz com que as teorias decham de ter o seu peso. Recuando para os anos de 1920, os ideialistas advogavam que o realismo tinha colapsado, e que era o tempo de se criar um mundo baseado em idealismo. Como resultado disso criaram a SDN, e declararam o triunfo do ideialismo. A verdade e' que nos finais dos anos 30 o realismo voltou a gritar mais alto. Eu tenho muito receio de gritar o triunfo de algumas teorias em determento de outras. Acho que o mundo real e' o resultado da combinacao de varias teorias (as que ja' conhecemos), e nao so'.
  • Brazao Catopola já ouviu falar em tiro no pé? é isso, que acaba de fazer. então a teoria que lhe sustenta sobre monopólio da força também pode estar desfasada. Bom, isso me satisfaz. por essa razão os métodos são necessários para ver essas realidades. Agora eu lhe disse porque o uso do monopólio da força na fundamentação do estado é questionada, você faça o mesmo em relação a teoria sobre autoridade
  • Chacate Thinker Meu caro Brazao Catopola, nao acho ter dado nenhum tiro no meu pe'. Eu apenas acredito que as sociedades sao denamicas e as terorias acompanham as sociedades, apenas isso. O meu intelecto foi forjado de tal forma que seja flexivel e aprenda a pensar out of the boxes. Portanto, a teoria que advogo pode ser adaquada num contexto e no outro pode nao ser, o mesmo aplica-se na teoria que advogas. Mas em relacao a teoria por si defendida, nao poderei debate-la muito porque nunca tive oporunidade de aprofundar sobre o assunto.
  • Brazao Catopola quando você usou uma teoria para se defender e depois diz que as teorias são relativas quando alguém o contrapõe isso é tiro no pé. para todos oe efeitos assim que precisar lhe poderei mandar os livros que mencionei mesmo que pdf
  • Chacate Thinker Meu caro Brazao Catopola, se percebe isso dessa maneira, resta me apenas uma coisa, respeitar a sua opiniao. No campo das ciencias socias, sei que nao ha' verdades acabadas, mas varias percepcoes resultantes de leituras baseadas em pressupostos teoricos diferenciados. Dai que eu nunca defenderei que o outro esta' errado, mas procurarei mostrar o meu ponto de vista, e argumentar o porque da minha posicao. Mas embora nao admire muito a maneira de pensar que alguns possuem, de achar que a sua teoria e' a melhor para ler as dinamicas socias, respeito isso. Talvez pode ser percebido como uma visao acade'mica paroquial e dogmatica.
  • Brazao Catopola não disse que estou certo. lhe pedi para contrapor
  • Rui Cabral O Chacate Thinker a prior aparente ser um indivíduo com uma certa formação acadêmica o que leva-me a acreditar que as suas especulações nao devem ser baseadas em mero instinto mas em fatos mais concretos. E assim sendo, e se nao se importa, poderia talvez partilhar conosco o que o leva a especular que a intenção do governo nao é eliminar mas sim deixar Dhlakama "enfraquecido"?
  • Olivio Mutaquiha Eu acho meu caro Brazao Catopola que o Chacate Thinker coloca bem a ideia de monopólio de uso da força, antes de avançarmos para uma discussão meramente semântica, por monopólio de uso da força entendo que existem órgãos estabelecidos constitucionalmente como polícia, forças armadas e outros que são controlados pelo estado. Qualquer outra força não definida ou protegida pela constituição não tem esse mesmo monopólio, por isso mesmo é ilegal. Agora, acerca do debate de porque fulano de X tem uma guarda militarizada que por vezes se comporta como um exército privado, é um outro debate...
  • Olivio Mutaquiha Sobre o estado pretender eliminar ou não Afonso Dhlakama, penso que reside ao reino da especulação mesmo..., note-se que não acho que especular (entanto que propor cenários) seja mau, mas tem o peso que tem, de ideia provisória que vira ou não a ser confirmada pelo desenrolar das ações
  • Olivio Mutaquiha E, perdoem-me, não entendo como monopólio do uso da força pode ou não ser questionado...
  • Brazao Catopola hehehehehehe, gostei da tentativa Chacate Thinker. mas espero que lei o texto que postarei nos próximos dias. Olivio Mutaquiha, não sei como posicionar. mas uma pergunta de partida. Você há tempos concordou com o estado de exceções, claro que pode ter mudado. Não deixa de ser um evento histórico que a RENAMO MILITARIZADA E A FRELIMO MILITARIZADA são dois partidos e não estado. Ora, quem usava a força era o estado ou partidos? vamos mais , atoria de weber hoje é questionado e as sua principal fraqueza é mesmo pelo fato de ele considerar o monopólio da força como garantia de estado. Ora, o estado se define com possuidor de autoridade (hannan Arendt) e possibilidade de uso de força
  • Chacate Thinker Meu caro Brazao Catopola, entendi a sua colocacao, mas nao poderei contrapor o seu ponto de vista. Conforme lhe avancei anteriormente, ainda nao li sobre o assunto que coloca, e nao tenho elementos para contra por. Meu caro Rui Cabral, sou da opiniao de que nas ciencias sociais partimos de certes premissas para avancar cena'rios. Nao tenho elementos concretos para afirmar catigoricamente que nao se pretende matar Dhlakama. Sao apenas suposicoes minhas. Mas devo lhe lembrar que Dhlakama viveu, e conviveu por muito tempo com os homens que governam Mocambique. Acho que se quisessem o matar teriam o feito faz tempo. Para ale'm de que acredito que mesmo em Santudjira, se houvesse objectivo de eliminar Dhlakama, os que controlam o Estado teriam conseguido isso. Nota, isso sao expeculacoes minhas, e favor de nao me pedir demostracoes para provar isso porque nao tenho como o fazer.
  • Brazao Catopola o uso da força pode ser questionado na medida que ela provém de um contrato social (leviatã) no qual o "povo" hipoteca a alguém a responsabilidade de gestão das suas expetativas. ora, se eu uso a força sem que esta seja em função do acordo do leviatã, não é autoridade, mas sim abuso de poder
  • Chacate Thinker De que tentativa esta falar meu caro Brazao Catopola? Aguardo pelo seu texto.
  • Brazao Catopola de me pôr a descrever opção não assassinar mas a degradar ou reduzir a insignificância de djakama
  • Olivio Mutaquiha Brazão, a FRELIMO ganhou as eleições e constituiu um governo. Legalmente compôs as forças constitucionalmente definidas como lhe melhor convinha. Não entendo o conceito de FRELIMO militarizada...
  • Olivio Mutaquiha Brazao Catopola é antropólogo que flerta com as ciências políticas, Chacate Thinker é formado em relações internacionais e claramente influenciado pelo realismo. A vossa discussão será complexa e difícil de atingir consenso, meu caro amigo Brazao É um idealista nato, que vê o mundo por meio das teorias... (Não é uma crítica, é uma constatação que faço, e acho interessantíssimo na verdade...)
  • Rui Cabral E, se me permite caro Chacate Thinker eu vou partilhar consigo a minha especulação: essa conversa toda de deixar o Dhlakama enfraquecido ao invés de o eliminar por completo é para adormecer bois. A minha especulação é que o governo tem serias duvidas e...See More
  • Brazao Catopola ui, desta não esperava Olivio Mutaquiha. 1) - ganhar eleições não tem nada haver com a militarização do partido, pois as forças armadas DEVEM, digo DEVEM, ser apartidarizadas. tal como deve ser o Presidente da Republica. 2) há constituição da Republica em nenhum momento fala que quem deve compor as forças é o governo vencedor das eleições. Isso implicaria um partido militar oficial. 3) - o conceito de FRELIMO MILITARIZADA, circunscreve-se ao facto da frelimo ter controlo absoluto das forcas de defesa de Moçambique aliado ao facto de no comitê central do partido FRELIMO existir um departamento de força e segurança que é comandada por pessoas ligadas ao exercito
  • Brazao Catopola kakakaakakakakakak Olivio Mutaquiha, gostei da sua intervenção, mas um detalhe você se esquece que sou formado em gestão de conflitos...se esquece que sou formado em antropologia politica
  • Eusébio A. P. Gwembe Concordo, Chacate Thinker! Boa observação
  • Chacate Thinker Hhehehehehehehehehehhehehehe!!!! Meu caro Olivio Mutaquiha, agradeco muito por ter apresentado background dos meus colegas do debate. Por acaso ja' questionava, quem sao esses senhores que estao me encher a cabeca com teorias contraditorias? Alguns muito ideialista, que nao parecem terem interesse de ver o mundo quao violento como apresentam os realistas. Sem querer com isso negar outras perspectivas teoricas, tais como dos liberalistas, construtivistas, escola de Frankfurt, ecola inglesa, and so on.
  • Olivio Mutaquiha Brazao Catopola, o partido que vence eleições compõe o governo como lhe convém. As forças armadas pertencem ao estado e não ao partido. Essas forças existem bem antes do AGP. Eu sei que tua linha de argumentação leva a infalível questão do AGP, que é o que a RENAMO quer, e o governo do dia faz uma fuga para frente concentrando tudo na discussão da constituição. Se o AGP foi ou não cumprido é um outro debate. Kkkkkkkkkkkk, ainda assim vc não deixa de ser um idealista, Gadamer e Habermas conduzem bastante sua perspectiva teórica. Agora, quanto ao Leviatã meu caro, ele está em estrita concordância com a acção do nosso governo, que é na lógica contratualista colocada por si quem tem o monopólio de uso da violência. E vê se lê aqueles livros de Giddens que você tem em casa. Comprou pra enfeitar? Kkkkkkkkkkkkkkkk

Sem comentários: