terça-feira, 29 de outubro de 2013

Amigo oculto


Bom dia a todos e a cada um individualmente.
Sou impelido a escrever neste meu/nosso espaco, para eleger um " amigo oculto " . A minha escolha recai sobre Edson Macuacua, Edinho, Porta voz do Presidente da Republica e Conselheiro do mesmo. Ambos somos originarios da provincia de Gaza, para ele chegar a casa dele, Chib...uto, passa necessariamente pela minha localidade, Chissano. Ele eh do partido Frelimo e eu do partido Renamo. Ambos ascendemos a funcao de porta voz dos nossos partidos no mesmo ano, 2003. Eu nasci no ano em q foi fundada a FREnte de LIbertacao d MOcambique, FRELIMO, 1962 e ele no ano em q foi fundada a REsistencia NAcional Mocambicana, RENAMO! 1977. Olhando para o q ambos eramos, quando o falecido Quelhas nos deu boleia na Khenet Kaunda, em 2003, e nos fez nos conhecermos fisicamente pela primeira vez, e olhar para o q hoje somos, facilmente se compreendera q ser da oposicao em Mocambique eh um sacrilegio. Ambos nos batemos com galhardia na defesa da democracia, e em paralelo nos cultivavamos nas Universidades desta cidade. Edinho tem 36 anos de idade, o partido dele tem 51, a soma eh igual a 87. Eu tenho 51 anos de idade e o meu partido 36 anos, a soma eh igual a 87. Portanto, temos a mesma idade...mas as nossas vidas sao iguais? Muitos dizem q a oposicao eh a outra face da moeda...sera? Ele pode falar livremente, pronunciar palavras q melhor entender, tipo as FADM vao continuar a sua " missao com rigor, eficiencia e eficacia..." rigor, eficiencia e eficacia na perseguicao ao presidente da RENAMO que se encontra em parte incerta, algures nas matas deste pais significa o q? Se ter escapado com vida de Sathundjira nao significar rigor, eficiencia e eficacia, entao o q sera rigor, eficiencia e eficacia na perspectiva do meu " amigo oculto"? Comparem alguns pronunciamentos nossos, q ate sao de apelo a paz, a forma como sao interpretados, com fito de lhes dar outro sentido diferente do contexto em q foram emitidas...imaginem q as palavras do meu" amigo culto "a mim pertencessem... como a vida eh injusta... comparem a vida politica, economica e social dos 2 chefes de negociacoes do AGP, ARMANDO EMILIO GUEBUZA E RAUL MANUEL DOMINGOS...comparem a vida politica, economica e social dos 2 signatarios do AGP! JOAQUIM ALBERTO CHISSANO E AFONSO MACACHO MARCETA DHLAKAMA ...enquanto um recebe premios internacionais, medeia conflitos, viaja de aviao em aviao, de cidade em cidade, a contra parte esquiva se de obuses, afujenta animais ferrozes, vive de frutas silvestres, n se sabendo q tipo de agua bebe, em q tugurio repousa. O homem q trouxe a democracia, a economia de mercado livre, a liberdade de expressao, liberdade de circulacao...eh hoje cacado com BTRs, metralhadoras, bazzokas, B10, morteiros, para ser definitivamente silenciado. Eh isto q o nosso pais reserva a oposicao e ao poder. "Xipixi ni khondlo", isto eh, gato e rato. Vida madrasta a nossa. Voces me perdoem mas n da p calar.See more

Sem comentários: