segunda-feira, 21 de outubro de 2013

E, como se costuma dizer, sempre a aprender.

MARCO DO CORREIO por Machado da Graça

Olá Ricardo

Como estás de saúde? Do meu lado tudo bem, felizmente.

E, como se costuma dizer, sempre a aprender.

Vê lá tu que eu, com a idade que já tenho, sempre acreditei que, num país, as forças armadas serviam para enfrentar inimigos externos e a polícia para resolver problemas internos. Mas, pelos vistos, estava redondamente enganado, a avaliar pelas declarações do nosso Ministro da Defesa, citadas pelo Magazine Independente.

Segundo aquele jornal, Filipe Nyussi garantiu que as forças armadas estão-se a preparar para garantir a realização das eleições municipais de 20 de Novembro. Disse mesmo que os votantes poderão ir exercer o seu direito sem medo porque a sua segurança estará garantida.

Ora eu não tenho conhecimento de que haja alguma potência estrangeira interessada em impedir a realização do acto eleitoral. Portanto, a preparação dos militares está virada para combaterem outros moçambicanos, no interior das nossas fronteiras.

Mas, já que estamos a falar de funções de diferentes estruturas, houve outras coisas interessantes nas declarações do Ministro. Uma delas foi, e cito o jornal, “está em curso um trabalho de envolvimento do sector privado na protecção do mar, do espaço e da terra”.

Ora isto é levar o capitalismo até onde não creio que nenhum outro país já chegou. Entregar tarefas da Defesa a entidades privadas não passa pela cabeça de ninguém, nem na capitalistíssima América.

Só mesmo nós!

Disse também, quando lhe perguntaram se a nossa Força Aérea tinha aviões MIG, que “Moçambique sempre teve MIGs e não houve nenhuma outra compra”. E isto lembra-me aquela expressão “com a verdade me enganas”. É verdade que Moçambique já teve aviões de combate MIGs mas há muito que deixou de ter sequer um com capacidade para voar. Será que, por um qualquer milagre, essas velhas sucatas se vão fazer, de novo, aos ares? E, se for verdade que não se fizeram novas compras, do que eu duvido fortemente, quanto se terá gasto em peças, incluindo os próprios motores, para conseguir esse milagre?

E, por fim, queria referir o que Filipe Nyussi disse sobre o recente ataque a uma esquadra de polícia em Muanza. Para começar o Ministro negou que, do lado da força policial, tenha havido baixas humanas. No entanto, é sabido que as forças atacantes entraram na esquadra e levaram consigo armamento e produtos alimentares. O próprio Nyussi o confirmou.

Fica, portanto, a dúvida sobre onde estavam os polícias quando o ataque se deu. Se não houve baixas como foi que os atacantes conseguiram entrar na esquadra? Ou será que os polícias, aos primeiros tiros, fugiram com quantas pernas tinham?

Neste último caso, é com gente dessa que Filipe Nyussi conta para defender o processo eleitoral?

Coisas que, por vezes, se diz sem pensar antes...

Um abraço para ti do

Machado da Graça

In CORREIO DA MANHÃ – 18.10.2013

Comentario: E os resultados dessa parceria estrategicas ja sao bem visiveis. Uma empresa israelita recentemente instalada em Mocambique esta a oferecer servicos para rastrear chamadas telefonicas dos raptores de Maputo. Depois da EMATUM, o mercado mostra-se "cheio de oportunidades". E bota cheio nisso!
Like · · Follow Post · 18 October at 21:52
  • Arry Cristo o PAÍS chegou a nível das pessoas apenas abrirem a boca, sem fazerem juízo do que dizem, pelo simples facto de cabeças não rolarem do governo quando garantes da soberania no país fazem pronunciamentos degradantes e não existe ninguem que questione com autoridade ou vozes que questionem directamente estes pronunciamentos. Um exemplo digno foi o do cidadão Azagaia a ministra da Justiça quando se pronunciou acerca das manisfestações, citando "Neste caso o que posso dizer é que os direitos humanos tem que ser sempre respeitados mas há circunstâncias em que o poder do estado tem que se sobrepor para acautelar direitos mas altos" o meu paracer a Levi é das ministras que mais simpatia nutro neste governo mas meteu a pata...Já me referi anteriormente que somos os campeões a identicar problemas mas resolve-los queremos deixar para terceiros. Identifico um problema e tenho que fazer parte da solução. Penso que é chegada a hora de se criar mecanismos mas eficazes. Este governo deixa-nos falar mas não nos dá ouvidos.
  • Jose Alexandre Faia O machado continua afiadissimo e sem graca nenhuma para os inimgos ....continua assim meu amigo
  • Germano Milagre Homem sem medo !
  • Nuria Waddington Negrao Eu concordo com a tese geral de Machado da Graça, mas tenho de dizer que ele diz umas coisas estranhas para um homem culto, até parece que quer enganar quem lê.

    Em todos os países que eu conheço (eu não conheço muitos) o exercito também ajuda com pro
    blemas internos. Por exemplo em Nápoles, Itália, o exercito é chamado regularmente para ajudar com o lixo. Nos EUA o exercito é chamado para grandes tragédias, como New Orleans.

    Agora eu não sei porque é que nós precisamos de exercito a proteger as urnas, que eu saiba não estamos em guerra (ainda).

    Os EUA são o país que mais tem privatizado a defesa. O famoso Snowden era contratado de uma empresa privada que estava a trabalhar na defesa electrónica do país. O homem que fez o ataque à base naval em Washington era outro contratado privado. Muitas das operações além fronteiras são também feitas por empresas privadas. Os EUA não são o único país que faz isto, o Reino Unido também usa empresas privadas na defesa.

    Eu pessoalmente não concordo que se usem empresas privadas para substituir o exercito. Isto cria uma demanda para certas situações... Não me parece bem.

    Por fim para quem estava tão preocupado em separar alhos de bugalhos escapou-lhe o detalhe importante que a defesa e o interior são dois ministérios e não um. Nyussi conta com os seus homens para defender o processo eleitoral não com os homens do Mondlane.
  • Germano Milagre Nuria Waddington Negrao permite-me discordar. Ele faz a ligação entre a compra súbita de muito armamento e a ausência de qualquer ameaça imediata vinda do exterior, logo a implicação de que o armamento seria para ser utilizado internamente. Aonde também se esgota a justificação do use de tropas para calamidades naturais ou para ajuda em situações civis pois para isso não e preciso armamento como tanques, obuses, migs etc. Nunca vi que o processo eleitoral ca fosse protegido pelos homens do Nyussi ... sempre pensei q o processo eleitoral deveria ser defendido pelos homens do Mondlane No que tange a empresas privadas que eu saiba nem os EUA nem o Reino Unido tem empresas privadas a construir material, a trabalhar com equipamentos etc mas não a lutar em barcos aqui a nossa tropa também usa empresas privadas para comprar equipamento, para instalar computadores e mantê-los etc e nunca ninguém se insurgiu contra isso... acho que ele quis questionar o porque da compra de barcos para a marinha de guerra ( que na minha opinião ate são muitíssimo precisos pois ai sim temos ameaças reais e precisamos de proteger os nossos recursos ) estar misturada com a compra de 24 barcos para a pesca ao Atum, e depois aonde empresas em que o SISE e sócio estão envolvidas na compra que o ministro das finanças disse q o estado e só avalista mas depois foi contradito pelo próprio PR ... convenhamos que a muita coisa a questionar aqui.
  • Estacio Valoi Parece me que o Nyussi chegou tarde na ' venda dos motores..' dos MIGs, helis .. nao ficaria admirado se pusesse um par de botas de cor preta e perguntasse ao Nyussi ou ao Guebuza de que cor sao. sem pestanejar , creio eu que ambos diriam, sao de cor branca!
  • Nuria Waddington Negrao Germano Milagre ya eu concordo com isso tudo que disseste, por isso disse que concordava com a tese geral do Machado da Graça. Mas achei que ele usou uns exemplos esquisitos. Tu foste muito mais claro... lol

Sem comentários: