domingo, 22 de fevereiro de 2015

Como se Debate em Moçambique!!


O meu amigo Marcelo Mosse publicou um texto na sua página de facebook em que basicamente defendia que Armando Guebuza despachou os membros da Comissão Política do seu Partido para manipularem aquela que é a mais recente posição da Renamo em relação às regiões ou províncias autónomas. Dizia ainda o Mosse que, tanto quanto ele se lembrava, esta era a primeira vez que, fora de campanha eleitoral, toda a Comissão Politica sai para as províncias para se barricar contra qualquer coisa.
No seu texto, Marcelo Mosse sugeria que a Comissão Política da FRLIMO estava, naquele exercício, a se barricar contra o Presidente Nyusi, "que já nos havia brindado com o seu pragmatismo e disponibilidade para um diálogo frutuoso (pacificador) com o DHL". E que o Presidente da República se estava a esbarrar com uma torrente oposicionista dentro da Frelimo. E, como solução, avançava a ideia de que a "transicao geracional devia ser a ferros...tipo um golpe de Estado geracional..."
Num debate que me pareceu fraternal eu coloquei o seguinte comentário:
"Parece-me que as mesmíssimas pessoas que estavam contra Filipe Nyusi na Campanha o querem isolar da FRELIMO. Apresentando-o como melhor do que a FRELIMO. O pior erro que um militante da FRELIMO pode cometer, é acreditar nessa peregrina ideia de que é muito melhor e superior do que a Organização que o projectou. Filipe Nyusi fora da FRELIMO fica igual a Raul Domingos. 
As brigadas centrais da FRELIMO, dirigidas pelos seus Chefes, que são esses membros da comissão política dirigem-se com muita regularidade às províncias. Não é verdadeira a sugestão de Marcelo Mosse de que esta é a primeira vez fora de campanhas eleitorais. 
Insisto numa coisa, isolar Nyusi de Conceita, de Verónica, de Vaquina, de Comiche, de Chipande, de Pachinuapa, de Talapa, de Pacheco, de Mulembwe, de Alcinda, de Paunde, de Muthemba, de Pantie e de outros é isola-lo e neutraliza-lo a prazo. Nyusi só é forte dentro da FRELIMO.
É estranho que até a Renamo, através dos seus mais destacados líderes defende a ideia de que o PR é muito melhor do que o seu Partido. Ele deve acreditar nisso?"

Nada nesta reposição foi editado. Quem quiser pode ir conferir na página de Marcelo Mosse.
Estou fora do país, e não tenho acesso à STV. Vários amigos me telefonaram dizendo-me que Geremias Langa e os seus convidados tergiversaram grosseiramente o meu comentário (um dos quais Tomás Mario, que participou no debate à postagens de Marcelo Mosse). Tiraram as minhas palavras fora do contexto, projectaram a ideia de que elas encerravam falta de respeito ao Presidente Nyusi e que, até, teriam sido encomendadas por Armando Guebuza.
Triste quando pessoas que eu respeito muito descem tão baixo. Repito, estou fora de Moçambique, não assisti ao tal "debate", mas os amigos que me ligaram, mandaram mensagens inbox e sms's a se solidarizarem comigo merecem-me fé. Foram muitos e de locais diferentes.
Recoloquei o meu comentário para os meus amigos saberem o que efectivamente eu disse. Se esse comentário estiver errado serei verberado dentro do contexto.
Gosto ·  · 

  • Muhamad Yassine Hoje somente esteve o Jeremias Langa e o Tomás V . Mário
    43 min · Gosto · 1
  • Muhamad Yassine Vi e já fui também vítima de um posto que fiz, tive muitos problemas porque alguém não tinha entendido e correu a dizer o que lhe veio na cabeça.
  • Gabriel Muthisse ieira Mario até comentou no debate. Parece-me ter sido um caso típico de desonestidade intelectual. Misturado com agendas inconfessaveisCreio que os dois são amigos do Marcelo. O Tomas O TomásV
  • Gabriel Muthisse Os dois entenderam bem, Yassine. Caso típico de assassinato de caracter
    39 min · Gosto · 1
  • Muhamad Yassine achei também um pouco estranho num telejornal se ler passagens do Facebook de alguém. epah. não ficou bem
    38 min · Gosto · 1
  • Murrade Bay Forca Doctor Muthisse, ta mais k claro um bom politico sabe disso k kem projectou o Nyusi foi a frelimo e mesmo k nao fosse este fosse um outro quandro iria brilhar dentro da frelimo pork fora da frelimo e metira nao e nada um pequeno exmplo se tivesse corrido como independent e a frelimo com um outro quandro Nyusi nao xegava a ponta vermelha entao o Marcelo Mosse nao pode trazer ideias sem nexo o Nyusi ta dentro do assunto ha Ministros e Vice Ministros de Nyusi k estiveram ou estao nas provincias dentro destas brigadas a fazazerei trabalho do comite central isso k o Mosse traz e mais uma intriga depois de varias k algumas pessoas trazem nesta rede
  • Benício Da Cruz Baulo A qualidade do debate do programa de hoje deixou muito a desejar, parecia que o moderador nao estava inspirado, trazendo ate um trecho do fb que foi expresso num contexto especifico, o que acabou induzindo a que Tomas Viera Mario fizesse um comentário desastroso sobre o mesmo.
  • Noé Dasua Conta O Tomás V. Mário foi muito cauteloso ao tecer o seu "ponto de vista" em relação ao seu comentário. É minha opinião. Eu vi o programa e parece que será repetido amanhã. Houve um pouco, sim, de exagero por parte do Jeremias. Se alguém pudesse gravar e disponibilizá-lo para si e daí tirar os seus próprios "pontos de vista".
    22 min · Gosto · 2
  • Gabriel Muthisse Obrigao Adelson Rafael. Nao Não teria como avaliar por mim mesmo porque estou fora do país. Estou a ver agora.
    15 min · Editado · Gosto · 3
  • Juvêncio Abilio Comé Não julgo que haja algum problema em se ler passagens de facebook no telejornal, se o objectivo for necessariamente informar. O problema pode ser, sim, a viciação do texto original para tomar outros sentidos que não condizem com a opinião do seu autor. Outrossim, eu acompanhei o debate da STV e notei um claro exagero, de facto, na abordagem do comentário de Gabriel Mutisse ao post de Mosse. Não houve boa-fé nem honestidade ao se analisar apenas algumas passagens do comentario e excuir-se outras complementares.
  • Raul Novinte Caro ex Ministro Gabriel Muthisse. Você está absolutumante correto quando disse que "O Filipe Nyusi é só forte dentro da Frelimo. Adverti os meus amigos da Renamo num dos coment´rios que fiz a dias atrás sobre este assunto, sobretudo a relação entre o próprio Nyusi e a Frelimo. O que eu disse foi que nenhuma coisa que estava ocorrendo em Moçambique e dentro da Frelimo que o Nyusi não saiba. Eu acredito que a ida dos tais mmbros da comissão politica da Frelimo as provincias é do conhecimento do Nysui e o que eles fazem é do conhecimnto do Nyusi. A Renamo precisa se acautelar em pensar que o Nyusi está sendo vítima ou isolado detro da Frelimo. Isso nõ é verdade, porque o Nyusi está jogango o Xadres limpo. Eu disse, não podemos esquecer que o Nyusi foi escolhido e não eleito e ele como um escolhido , garanto que sinceramente está colaborando eficientimente com os que o escolheram. Não fiquemos enganados irmãos. O Nyusi sabe tudo e está dentro de tudo assim exatamente como o eis ministro Gabriel Muthisse afirmou..... Abram os olhos caros colegas e líderes da Renamo. Eu não sei o que vos fez pensar que o Filipe Nyusi era um inocente e que estava sendo confrontado dentro da Frelimo. Nada disso. Nyusi é da Frelimo, foi escolhido pela Frelimo para ser Presidente de Moçambique e que tudo que ele faz é do conhecimendo da frelimo e a sua comissão politica age em consonancia com Filipe Nyusi.
  • Vicente Macuacua Dr Mutisse, quem se faz a água arisca - se a molhar. Não vi o programa, mas se alguém interpretou mal seu comentário no Facebook, isto não é extraordinário, embora não seja agradável. O próprio Marcelo Mosse, postou "o quarteto bárbaro ou os novos inimigos de Moçambique" muitos interpretaram mal seu post, alguns de má fé, outros por pura ignorância (sobre a sátira). O importante é As pessoas de relações de trabalho de Dr Mutisse sejam maduras para não se emocionaram e lhe prejudicarem quando a intenção do comentário não é maliciosa para o seu "lado político"
  • Malik El Shabbaz Caro Gabriel Muthisse, um comentário é sempre um comentário; penso que o importante não é estar errado ou correcto, mas apenas estar convicto do seu posicionamento.
    3 min · Gosto

Sem comentários: