quarta-feira, 27 de maio de 2015

CARTA DE VLADIMIR GUEPATOS À DHLAKAMA



(Parte II)
Escrita por: Vladimir Guepatos

Querido Afonsinho "Sou renamista puro, para tu me ignorares"
Essa não é a primeira letter que recebes, Marechal.
Passaram-se três dias que recebeu a última e nada escreveste de volta.
Ouvi que convocaste a comunidade acadêmica em Nampula!
E de certo modo tocaste no conteúdo da minha carta.
Mas pouco adianta, se quiséssemos um governo de promessas, é claro que votariamos na frelimo.
Saiba uma coisa, as pessoas votaram em ti nas eleições passadas só porque você prometeu que voltaria a guerra e o fizeste.

Sei que você recebeu à mensagem da última carta.
Também como não? Tua contra-inteligência (espionagem) é bastante activa.
Pena que são grande traidores. Traem pessoas anônimas que lutam por ti. Mas seja como for, que lixe teus homens.

O povo está sendo muito claro contigo:
"Queremos governar"
Mas tu ao invés de governar optaste em bancar Ministro do Passeio e curtir com as Ford's Ranger enquanto os que te elegeram esperam-te com as mobílias feitas na porta da administração.

Quantos homens você prometeu a esses cargos de chefia e confiança? Quantos?
Mano Afonsinho espero que contes.
Sabes minha filha? Eu falei dela na última carta, a Bruna. Ela acredita mais em Muchanga do que em ti.
"Pai, se Tio Muchanga estivesse no lugar de vovô Afonsinho, você já seria Administrador". "Pai, vovô Afonsinho fala muito quando quer um cheque do Millennium BIM com muitos zeros" ela viu isso com apenas 7 anos.

Ei Afonsinho, "Bruna tem razão". Tu brincas de RENAMO-ABERTAS enquanto nós esperamos os carros e bônus de Administradores.
Se nós quiséssemos esse teatro, confesso que não seria no teu cinema que pagariamos bilhetes, tu es um péssimo actor.

Ei! Afonsinho se tu respondesse minha última carta, nada disso estaria acontecer.
Saiba hoje que comi todos ovos de perdiz da minha geleira, todas fotografias tuas, a minha filhota Bruna, andou a pintar: vovô mentiroso.

Você arruinou tudo, Afonsinho. E espero que te chutem como chutaram Guebuza.
Olha, Afonsinho...não queremos Guerra.
Queres um conselho? Aproveita quando Nyusi está no estrangeiro e dá um golpe de estado.
Se for uma guerra rápida e com objetivos, não há problemas. Mas se for a porcaria daquela guerra de 16 anos ou essa de 16 meses que não se colheu nada, apenas plantamos a terra com os cadáveres de nossos irmãos e irmãs. Esquece, não te apoiamos, eu comprei um Toyota Dina e pretendo revender bananas de Macate em Maputo.
Poxa! Me esqueci, a frelimo proibi que nossa fruta vá a Sul. Então temos dois países num só país?

Queres uma ideia? que lixe Maputo. Esquece o sul, nada tem lá se não mandioca e areia.
Invade Beira e fixa como capital da RENAMOLANDIA. Terás apoio do people da Munhava.

Agora, brincar de Ministro do passeio ou de actor de teatro não queremos.
Bem, tenho que ir, estou quase sem crédito.
Poxa! Que merda. Eu esqueci, como é que irei enviar isso?
PS: diga a Ivone que mande uma rápida resposta no meu inbox, caso contrário, terás a parte III muito em breve.
Escrita pelo proprietário da verdade: Vladimir Guepatos
  • 21 people like this.
  • Elísio Muahave Ummm as bombas rebentam sempre.
  • Armando Tomas Fernando Fernando Pega leve meu Caro Vladimir sistac guepatos
  • Vladimir Cistac Guepatos mano não se pega leve com blefes

    2 · 5 hrs
  • Malcom X Marshall Machanguana Jr. A carta tava bonita...antes de falares de Maputo...uk se passa mana, isso ja parece uma questao etnica.
  • Cristina Ussene Vladimir meu filho pega leve. O vovó da Bruna já é de idade e este tipo de palavras não lhe ajudarão em nada. Olha um golpe se estado vamos assistir de imediato uma condenação dos cérebros desta Nação e da Comunidade Internacional. Nas Democracias não há golpes de Estado. O diálogo é a melhor forma de se atingir nossos objectivos sem derramamento de sangue.
  • Charman Della Vedova Alguns resistentes adoram ser mentidos, não entendem blefes.

    1 · 5 hrs
    • Jose Manuel O chaman porque não vais chatear la o teu riu putin
    • Charman Della Vedova Zé Manel ama ser mentido. Tens que ter livre-arbítrio meu filho. Te comportas como um fanático obcecado pelo mesmo ponto de vista. Ou acreditas nos blefes?
    • Jose Manuel Opa vsi la com essa propaganda de adormecer boi para russia mocambicano da russiia so gosts de chitombo
    • Jose Manuel Até por um cigarro se entrega vão vocês não valem nada
  • Edy Manuel As vezes perdemos a esperanca e o igracado e de exister alguem que pensavamos que iriamos confiar e ele nos deu todos motivos para confiarmos, para depois nos decepcionar. Epah! como se diz a esperanca e a ultima coisa a morrer mano Guetpato
  • Midzecane Cumbe Mano Guepatos em accao
  • Paulo Vasco Zionjo Bem dito Vladimir.outra coisa ja naõ da para acreditar!
  • Germias Armando Simoes Simoes Kkk essa è boa sugestao ta nice meu caro conpatriota
  • Vladimir Cistac Guepatos Tem certas decisões que custam caro mas são altamente pertinentes

    1 · 3 hrs
  • Passe Sisqo Eu ja nao to gramando mano, voce e traidor mano.
  • Vladimir Cistac Guepatos Eu gosto das pessoas que falam o que sentem. Podes então defender tua tese da minha traição

    2 · 3 hrs
  • Edy Manuel Kkkkkkk, O Cistc nao e traidur nao.
  • Passe Sisqo Nem passam 2 meses Depois da reprovacao do antiprojecto, voce vem ai dzendo cenas k...
  • Charman Della Vedova Não concordar não significa traição.
  • Passe Sisqo Charman, sei muito bem k voce e contra a renamo e seu lider,

  • Vladimir a renamo não é como a frel para seres administrador tens de mostrar que és capas e com correr com outros que também acha o que tem capacidade se nao não valia a pena mudar seria a mesma merda agora se o menino esta muito ansioso toma um banhinho de água fria para se refrescar e trabalhe que os elementos da renamo estão a trabalhar para que as coizas sejam bem feitas e sossega o facho calminha e não ande aí a estragar sua imagem porque os frelos ja te estão a gozar porque você é fraquinho
  • Jose Manuel De resistente você não tem nada agindo desta forma beijinhos a prima aqui do ze

    1 · 3 hrs
  • Verosimero CH Vladimir Cistac Guepatos! Cuidado com a separação étnica "genocídio de Ruanda". Veja isso! Quanto ao líder também ando infeliz com ele, tem nos desiludido bastante. Paz
  • Charman Della Vedova Um líder inteligente deve cumprir com as suas promessas ou no mínimo ter o bom senso de não prometer aquilo que não esta em condições de realizar. "É melhor ser rei de teu silêncio do que escravo de tuas palavras." [ William Shakespeare ].

    1 · 3 hrs
  • Vladimir Cistac Guepatos Ze acanha mesmo que resistência é dar voltas nos mesmos lugares? falar as mesmas coisas todos os dias? não foi essa RENAMO que abracei em 1987. muita coisa mudou. meu pai não morreu em vão
  • Jose Manuel E russos destruirao a estátua de Lenine agora vem esta aqui das música
  • Jose Manuel Você nunca ouviu dizer que saber esperar e uma virtude

    • Charman Della Vedova Zé Manel, nunca ouviste dizer que penitencia e tempo são dois eternos beligerantes? E' sensato esperar por um homem que promete e não cumpre com as suas promessas? Pode-se enganar a todos por pouco tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, mas não se pode
      enganar a todos o tempo todo.
  • Charman Della Vedova Ze Manel, resistir e' bom, e' um acto de bravura, mas resistir no teu próprio erro parece tolice, não aceitar ver os erros parece idiotice.
  • Jose Manuel Qual erro onde esta o erro remano vai governar sim a frelimo esta acabada não há um elemento sério na frelimo são como tiu vivem de aparência de propaganda e corrupção e fraude faça uma investigação exaustiva e verás que na frelimo até a prooria frelimo e uma faude
  • Vladimir Cistac Guepatos Sisqo sabes o que é traição? criticar não é e nunca foi traição. tu não sabes nada da RENAMO. começou a ouvir falar desse partido no ano passado. então não vem com lições
  • Jose Manuel Olha menino a minha inscricso na renamo data de 1987
  • Passe Sisqo Voces sao a favor de um golp d xtado? deixem as cenas acontecerem paulatinament

    1 · 3 hrs
  • Jose Manuel Srcalhar ainda andavss de testiculo para testiculo nessa altura eu ja era militar
  • Jose Manuel Por isso menino calma e o que se pede mas sempre ativo pela causa
  • Jose Manuel Renamo até e para sempre vencerá
  • Jose Manuel Vai tomar banho de água fria
  • Vladimir Cistac Guepatos Ze não venha com palestras. tuas palestras são inúteis quando assume posturas insignificantes. em 1987 se é que se inscreveu na RENAMO, foi em um jornal. eu alimentei guerrilheiros da RENAMO em minha casa, eu e minha família escondemos os Matsangas em nossos celeiros. para mim basta palestras e vamos a acção

    1 · 2 hrs
  • Jose Manuel E que queres sgora queres cobrar a comida que deste
  • Jose Manuel Você só tem que deixar trabalhar quem trabalha
  • Milton Manganhela Não é ético nem justo ficar na plateia assistir a afundar um projecto que sefou a vida de muitos dos nossos anti queridos por temer de ser chamado traidor,os líderes também são humanos são sujeitos a erros e a puxão de orelha.

    1 · 2 hrs
  • Vladimir Cistac Guepatos Tu se for moçambicano cresceu nessas cidades principais. cobro sim minha comida porque não os alimentei porque tinha misericórdia deles. essa é a missão dos padres e monges. os alimentei porque eles lutavam por uma causa que acreditei. Pergunte Dona Ivete Fernandes, ela mora aí em Lisboa, é a viúva do primeiro secretário geral do MRN que hoje vocês novatos e da cidade chamam RENAMO
  • Passe Sisqo Vladimir, nao meca as pessoas, Posso nao ser mais antigo k o senhor, alias, o senhor nem Parece ser uki diz. Eu sou militant ha 16 anos, mas nada d dzer k sou novo pa falar.
  • Jose Manuel Então eles ainda estão a lutar que já está para desistir de lutar es tu
  • Jose Manuel Eu edtou aqui irto e inabalável com a confiante de que vamos ter mudanças em breve e ninguém me fãs pensa ar o contrário

  • Charman Della Vedova Zé Manel, nunca ouviste dizer que paciência e tempo são dois eternos beligerantes? E' sensato esperar por um homem que promete e não cumpre com as suas promessas? Pode-se enganar a todos por pouco tempo, pode-se enganar alguns o tempo todo, mas não se pode
    enganar a todos o tempo todo.

    2 · 2 hrs · Edited
  • Jose Manuel Então la o teu Putin está a destruir a Rússia e tu que fazes aqui
  • Vladimir Cistac Guepatos Sisqo quando você nasceu a guerra já ia acabando. pergunte os que viveram a guerra. conheci homens que não aceitariam ver isso que Dhlakama está fazer.
  • Jose Manuel Dhalakama esta a far o que tem de ser feito
  • Passe Sisqo meus pais, meus avos e meu tio sustentaram e lutaram a favor da renamo, eu vivi muita coisa k voce nem imagina purki se calhar vivia na cidade, abracei est partido por uma causa k ainda pode custar a minha vida assim como custou as dox meux familiars. Nao fale d kualker maneira ...
  • Vladimir Cistac Guepatos tu nasceste 1988 a guerra acabou em 1990. abraçou em 2008? foi quando tiveste a idade de votar pela primeira vez nas autárquicas.
  • Eucelio Matimbe Ha bifis entre os renamistas aqui precisamos de ringui.outros ja sonham em ser governadores sem noçao do tal cargo sem antes conquistar o tal projeto ishii.nao confie o ovo ainda no cu da galinha pk pode partir Vladimir Cistac Guepatos.o zé tem razao é meu inimigo ms concordo com ele.

    1 · 2 hrs
  • Passe Sisqo Senhor 1988 data d nascimento n Fb, tenho 37 anos.

  • Dlhakama esta subtilmente a fazer pré-campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2017, na verdade o anteprojecto de Autarquias provinciais visa apoiar essa estratégia de pré-campanha, o objectivo final de Dlhakama são as eleições autárquicas, por isso vai alargando o horizonte temporal dos seus prazos e ultimatos, os comícios e as promessas de autarquias provinciais se acomodam nessa estratégia de pré-campanha com vista a manter e explorar a ansiedade e expectativa dos eleitores do centro/norte, porem o seu grande desafio e' se vai ter a capacidade de manter a fidelidade do seu actual eleitorado ate la e explorar o factor regional em seu beneficio nas próximas eleições autárquicas de 2017.

    1 · 2 hrs · Edited
  • Jose Manuel Quer dizer que isso e assim como diz e já está aqui não tem boi para você por a dormir aqui tem machende de cabrito buzi
  • Alide Jose Alide Alide ya ya foi boa
  • Unay Cambuma Mano Guepato as suas cartas nao sao "politicamente correctas".

    2 · 1 hr
  • Passe Sisqo Ta kerendo criar vuco vuco!

    1 · 1 hr
  • Tonecas Ernesto Muianga todo raciocinio e bem vindo gostei da analise da carta espero que a ivonme sAores responde com calma essa carta
  • Jose Manuel Vuco vuco esta na cabeça dele

    1 · 1 hr · Edited
  • Unay Cambuma Nao pode chafurdar se na lama ja no fim. a frelimo sera detonada em breve.

    3 · 1 hr
  • Vladimir Cistac Guepatos Mano Unay com todo respeito, o líder está fracassar. para mim a carta é uma sátira e exponho minha modesta opinião. você sabe muito bem que defende a RENAMO com unhas e garras, mas blefes não aceito. tenho irmãos e minha família está sofrer por isso. meu irmão mais novo declarou publicamente que estava a favor das regiões autónomas e hoje ele sofre perseguição. retiram-lhe a bolsa da faculdade.

    1 · 25 mins · Edited
  • Jose Manuel Isso e cobardia da frelimo caes
  • Antonio Alberto Saene nao ta facil!!!!!.
  • Charman Della Vedova Vladimir Cistac Guepatos, não precisa justificar-se a#UnayCambuma, ele não e' dono da verdade ou Deus. És livre de opinar, a verdadeira liberdade expressão e de opinião. Isso mostra que não és fanático.

  • Jose Manuel Chairman mas ele também diz que a seu irmão foi lhe retirada a bolssa de estudo por ter uma outra opinião acha correto da parte das 
    Auturidades será Que o ensino num país que se diz de proximidade uns terem mais direitos que outros esta a ver onde e a diferença da renamo da frelimo
  • Passe Sisqo Voce perde xperanca Purke o teu irmao foi tirado a bolsa? E se tivessem lhe tirado a vida? Temos k xtar firmes pa tudo. Sinto muito, voce xta a favor d vento.

    1 · 13 mins
  • Jose Manuel Afinal quem são os fanáticos aqui

  • Povo ta desesperado em greve a perdiz deve se pronunciar embora diga:tenham calma parece me a tal calmia sera ingrediente da derrota a nao governacao pk os frelimistas dia a apos dia trabalham no sentido de ver interresses da perdiz fracassados e eles continuarem a liderar ah ah se oportunidade dessa k veio pa a renamo nao se concretizar povo contnuara na desgraca e miseria vladimir tas de parabenx gxto das criticas construtivas espero k receba
  • Charman Della Vedova Tu és fanático da Renamo, Zé Mane, por isso perdeste a razão de fazer teu juízo.
  • Charman Della Vedova Renamo Resistência Nacional Moçambicananunca aceita criticas, nunca reconhece os seus próprios erros, por isso volta a comete-los sempre.

Sem comentários: