sábado, 27 de junho de 2015

Os tipos que também me irritam…

5 h · 


Um “post” recente da Paula Meneses inspirou-me a documentar os tipos que também considero mais irritantes no Facebook da Pérola do Índico. Entendam isto como um desabafo:

O „hipocondríaco da nação”: passa a vida a compartilhar todo o artigo, relatório ou comentário que mostra que o país está mesmo mal. Na sua campa, que já preparou com a ajuda dum aplicativo da Google, vem escrito: “não vos disse que o país está mal?”.

O “defensor da nação”: reduz a sua presença no Facebook à crítica constante, obsessiva e, geralmente com pouco fundamento, do líder da Renamo.

O “justo”: para este aqui “ambos eraram porque não caregaram no r…”, isto é, toda a reflexão que condene a banalização da ordem constitucional pela Renamo discute-se melhor com recurso ao argumento segundo o qual o governo também erraria. Só quando a reflexão é sobre os erros do governo é que a questão do equilíbrio na análise dos méritos da questão não é relevante.

O “camaleão”: a sua foto de mural é uma documentação diacrónica das vítimas da injustiça nacional e internacional.

O “perceptor”: fica atento a todas às “gaffes” e publica “posts” bombásticos sobre os níveis de estupidez da classe política nacional.

O “Voyeur”: “posta” e comenta fotos de agentes policiais em situações embaraçosas. Excita-se com todo o indício de embriaguez e descura o facto de que a mera presença duma garrafa de cerveja não constitui necessariamente prova de que um agente policial estatelado no chão esteja mesmo embriagado.

O “gourmet”: combate a fome no país fotografando e exibindo todas as iguarias que consome.

O “discreto”: nunca se pronuncia em nenhuma discussão pública, prefere o conforto do “inbox” onde vai buscar confirmação para os seus palpites, mas também explicações de sociologia, esclarecimentos sobre conteúdos, referências bibliográficas, etc. Fala mal dos seus docentes.

O “Globetrotter”: todos os seus “posts” – a anunciar que está a partir ou a chegar de viagem – são escritos a partir dum aeroporto internacional, de preferência OR International Airport em Joanesburgo.

O “coerente”: prefacia todo o seu comentário com as seguintes palavras: “normalmente não concordo consigo, mas desta vez acertou” e não se dá conta de que com essas palavras se coloca como padrão da verdade.

O “autista”: este “curte” tudo, desde anúncio de morte, passando por dói-dói até à venda em hasta pública dos bens duma celebridade musical nacional. Só ele é que sabe o que “like” significa naquele preciso momento.

O “internacionalista”: é o campeão das causas dos povos oprimidos do mundo inteiro, mas de preferência Índios, Palestinos e comunidade de Cateme em Tete.

O “indignado”: para este o único que é necessário para ter razão numa discussão é que a sua indignação seja genuína.

O “Messias”: entra numa discussão para fechar o assunto. Qualquer reacção ou interpelação subsequente não lhe diz respeito porque com a sua intervenção o assunto fechou.

O “recém-formado”: como o operário, cujo único instrumento de trabalho é o martelo, para este todo o problema é um prego. Isto é, todo o assunto de interesse nacional é jurídico (se fez direito), sociológico (se fez sociologia), político (se fez ciência política ou relações internacionais), etc. Fora dessas disciplinas o mundo não existe.

O “oráculo” (ou “mhondzo”): a sua contribuição para o debate consiste em imputar motivos a quem com ele não concorda. O seu vocabulário é rico em termos como “lambe-botas”, “intelectual da fome” e “G-40”.

O “morcego”: coloca uma boa parte das suas fotos de cabeça para baixo… (brincadeira).

O “amante à primeira vista”: é o tipo mais irritante; acredita em tudo o que lê e confirma os seus receios, não acha necessário conhecer os detalhes e circunstâncias duma notícia, dum relatório, evento, etc. ANTES de emitir opinião.

O “atento”: aquele que depois de ler isto vai procurar identificar um tipo que me caracteriza e coloca-lo num comentário triunfal aqui mesmo e depois fazer de “Messias”…


Gosto · Comentar · 




Noe Nhancale Ya esta doeu, impressionado con o messias e o autista. Ainda estou a tentar me enquadrar. Kakakakaka
5 h · Gosto · 1

Celia Wing Eu tambėm estou a ver onde me encaixas, Elisio Macamo, e oh!,das fotos de comida que costumo postar, só vejo as FOLHAS de alface e uma ou outra fatia de bolo.... Talvez te falte uma classificação: Visionário - para os que como eu, postam pedaços de vi...Ver mais
4 h · Gosto · 2

Celia Wing E "carego" no R sempre que posso! E continuo a achar que precisamos muito de pessoas como tu e outros, que sigo religiosamente nestas páginas electrónicas! Sempre tenho a VISÃO de que a vida por aqui pode melhorar! Eu, Visionária, me confesso!
4 h · Gosto · 1

Alcídes André de Amaral Este "like" que dei quer dizer que gostei (risos)
4 h · Gosto · 1

Elisio Macamo oh Celia, como poderia eu cometer tamanha barbaridade? visionário é um tipo positivo, é por isso que não está aqui. o modo estes dias é negativo...
4 h · Gosto · 4

Dino Bazar Não tenho a certeza mas acho que faltou aquele que só fala das actividades do PR e a foto do perfil é do PR esquecendo que tem família e amigos a quem pode mostrar algo melhor do que políticos. É um reparo
4 h · Gosto · 1

Elisio Macamo esse é um caso também, Dino, definitivamente.

Dino Bazar Então há que se dar nome a esses, porque irritam-me

Helder Hugo Há muitos moçambicanos nesta situação. Não enchergam nada de bom.

Elisio Macamo ok, que tal "o patriota"?
4 h · Gosto · 2

Dino Bazar Não diria, porque ele não é patriota, não fala da pátria mas sim do chefe máximo da pátria
4 h · Gosto · 2

Helder Hugo Não concordo. ..

Ser - Huo Para dar uma volta ao tipo "autista", fiz like no post e num comentário.
Sinto que ainda temos o tipo "quadradinho", para quem além do alcance de seu 'nariz' não há mais nada, o mundo acaba ali, naquele quadradinho. Não interessa se é globetrotter ou (recem)formado.

Também me ocorre o tipo "narcisista", este encerra tudo com "no meu tempo". 

E o tipo "pastor", para quem tudo tem uma e única explicação: Deus; em todo comentário que faz não falta uma citação bíblica, ou ao menos recordar que Jesus está de volta irmãos. 

E o tipo eu, que vai ao post de dono achar que falta algo e enche com um sub post.
4 h · Gosto · 2

Amilcar Joaquim Inguane Nhadayeyooooo. .... sorte minha ou azar....pois, sou o mozaico dessa pérola do Índico e me identifico com quase tudo....repito com quase tudo, porque de tudo nada sei igual aos milhares de moçambicanos que pelulam nesta rede social e dia após dia aprendo desaprender do. ...
4 h · Gosto · 1

Giovanni Allegretti Eu estava no gourmet....mas agora com.a dieta ja nao sei onde me encaixo ....
3 h · Gosto · 1

Vilma Vassele Hehehehe...

Elisio Macamo ok, que tal "lambe-botas" Dino, só que aí ficamos "oráculo"...
1 h · Gosto · 1

Elisio Macamo risos, Ser Huo, hahaha. gosto do último tipo. apelido-o de "inspiração"...

Elisio Macamo com a dieta, se estiver a funcionar, encaixa-se bem,Giovanni Allegretti, só que já noutro sentido...
1 h · Gosto · 1

Jose Katupha Quais sao os tipos ou o tipo que nao irrita(m) ao Elisio Macamo?
1 h · Gosto · 1

Elisio Macamo "visionário", sugerido por Celia Wing... e todos os outros que me não ocorreram, por enquanto...
1 h · Gosto · 1

Xavier Jorge Uamba acho que sou atento mas ainda vai me confirmar o prf macamo pois sei que nada sei mas supero na generalidade pois ha muitos que nem isso sabem dizer.

Sem comentários: