sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Sobre nados-mortos na lixeira da Matola: será Moçambique uma República de Bananas?

7 h · 


-Beatriz Buchilli, PGR

-Nazira Abdula, ministra da Saúde

Levantem-se das vossas poltronas confortáveis e venham explicar ao povo o que está acontecer no país.

Efectivamente, a notícia da existência de dezenas de nados-mortos atirados à lixeira da Matola deixou-me estupefacto, como qualquer pessoa de bem. Vi as imagens horrorosas difundidas na imprensa internacional e questionei-me: será que isto acontece no meu Moçambique ou estamos no fim do mundo?

Levantei-me. Belisquei-me e vi que não estava a sonhar. Era a realidade nua e crua. Agora pergunto: será que Moçambique é uma República de Bananas, ou temos dirigentes bananas? Preocupo-me bastante com isto porque sou moçambicano de gema. Em Moçambique nasci, cresci, fui educado e tenho sangue moçambicano. É um país que adoro, mas que está cada vez mais a colapsar devido aos dirigentes que tem. Pobre de Moçambique, o meu país!!!!

O que está acontecer é horrível. Deixa qualquer pessoa sensata à beira de um ataque de nervos. Não é possível que até os animais sejam mais solidários entre si do que nós os moçambicanos. Isto é de uma estupidez de proporções gigantescas. Afinal quem manda neste país?

Para mim, é uma falácia essa questão de que as dezenas de corpos de nados-mortos foram parar na lixeira da Matola devido a um erro humano . A vereadora da Saúde no Município da Matola, Paula Jacude, disse que um dos funcionários do Hospital Provincial da Matola violou os procedimentos da morgue daquela unidade hospitalar ao confundir os sacos pretos onde estavam os corpos com lixo e despejou os nados-mortos no tractor que procede à recolha do lixo do hospital.

Isto é conversa para boi dormir. Moçambique e os seus governantes não são sérios. Mentem ao povo. Que funcionário é esse capaz de confundir dezenas de corpos com simples lixo? Quer dizer, até nem têm vergonha de dizer uma barbaridade dessas. Vejam até que ponto chegou a estupidez dos nossos dirigentes!!!

Não acredito, nem sequer um pouco, que Moçambique não tenha condições para dar um fim decente àqueles corpos jogados na lixeira da Matola. Muitos dizem que Moçambique é um país pobre. Eu discordo. Moçambique é um dos países mais ricos de África.

Que país pobre pode gastar 850 milhões de dólares repito 850 milhões de dolares para comprar barcos de pesca de atum,atum este que não existe? Como é que Moçambique é pobre se só pelas alcatifas e pequenos arranjos à casa da Procuradora-Geral da República gasta cinco milhões de meticais? Como é que Moçambique é pobre se constrói uma casa na Catembe avaliada em mais de um milhão de dólares para o antigo chefe de Estado, Joaquim Chissano, casa essa onde ele nem sequer vai viver? ja temos jacto privado que vale milhões de dolares , cahora bassa e nossa Moçambique, desculpem, é um país muito rico!!!

O que os nossos dirigentes não querem é tirar desse dinheiro para o bem do povo. O povo tem que continuar povo. Nada mais. 
pra vocês o povo e desgraça?

Nazira Abdula, a ministra da Saúde, pensei que fosse uma pessoa séria, humilde e com planos de trabalhar para o bem do sector que ela dirige. Decepcionou-me como jamais imaginei. Desceu muito no meu conceito. Se Moçambique não fosse essa "República de Bananas"ela teria se demitido. Mas vai continuar agarrada ao osso, como um cão vadio.

Beatriz Buchilli: que grande decepção! Não consegue chamar ninguém à razão. Afinal ela é guardiã da legalidade ou de um certo punhado de gente que está no poder? Como é que ela vê um horror desses e mantêm-se calada? Como é que a senhora fica de bem consigo mesma? Em nenhum momento Beatriz Buchilli vai agir porque também é camarada. Está na mesma caravana dos “vivas”. Esta Procuradora é a vergonha em pessoa!

Se não consegue prender ao ditos grandes tubarões, grandes corruptos, delapidadores do bem público, pelo menos que prenda esse mesmo funcionário desleixado que jogou os corpos na lixeira. Talvez ele tenha mais subsídios a dar e eventualmente poderá dizer quem o mandou fazer aquilo. Para mim, está claro de que aquilo não passa de uma prática. Estão agora envergonhados somente porque foram descobertos agora não duvido que ja tenham feito a mesma coisa antes.

Quem é esse funcionário subalterno com tamanha falta de sensatez para fazer aquilo? Não mintam, senhores decisores, para o povo. Não culpem o pobre do funcionário. Coloquem a mão na consciência e creiam que um dia a História não vos absolverá!!!!

Nini Satar

p.s.
pedir demissão não e um acto de covardia mas sim de dignidade...

hoje ainda terão ousadia de ir ao salão de beleza pra depois irem desfilar na praça de Herois!!!






Comments


Ana Bloqueada Muito triste Nini e vc havia dito no teu ex perfil, que não é bonito postar a desgraça dos outros, esses nados aí, não poderiam estar aí, pra mim que sou mãe encomoda
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Ana Bloqueada Meu Deus, que anjos muito triste o jeito que trataram delas, eu não sabia que jogavam bebé na lixeira assim, sem nenhuma responsabilidade, misericórdia

Momade Assife Abdul Satar Ana Bloqueada concordo consigo
mais tive que postar pra pessoas sentirem e reagirem.
Gosto · Responder · 6 · 7 h


Forbes Nhaca Senhor Nini Satar por uma questão de senssibilidade pedimos que não mostremos mais as imagens destes nados mortos porque chocanos quando vimos isso todos dias, eles precisão descançar em paz. Isso não impedindo ninguem de comentar sobre o assunto. Os meus sinceros agradecimentos pela atenção.
Gosto · Responder · 3 · 7 h

Martins Calima As vezes queremos esconder ou ocultar o verdadeiro problema, há necessidade de ler e perceber em que contexto essas fotos foram publicadas e porque foram, não falem antes de perceber.
Paz 
Paz
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Mirza Juma Juma Concordo com sua opinião e acho que o seu comentário aqui é mais do que sensato. Sendo mãe ou não foi uma atitude DESUMANA. Em que País vivemos? Temos que dormir e acordar temendo e pensando que algo anormal sempre irá acontecer. Os governantes deste Moz tem a reforma garantida e graças ao dinheiro deste humilde e trabalhador povo. País de vergonha
Gosto · Responder · 1 · 7 h

Carlos Mandlate Este acto só demonstra que há coisas piores que estes dirigentes fazem...Que Deus nos proteja deles.

Suneida Gafur Só posso tirar o chapéu para este texto!
Gosto · Responder · 2 · 7 h

Cucucha Beno Continua abrindo a mente cda dia percebo cmo vivemos no pais d nguem .Aplausos plo texto

Mirza Juma Juma Acredito que muitos Moçambicanos vão concordar com a nossa opinião mas por temer punições ou represálias não vão comentar nada aqui e continuaram calados como já é o Habitual. Não posso crer que perante uma situação destas a Ministra da saúde não conseguiu ordem de prisão para o indivíduo em causa. Era o mínimo. Parabéns pela sua coragem e determinação Nini. O tempo que esteve preso tornou o no Grande Homem que é hoje. Um Homem com H maiúsculo e com coragem para dizer a verdade na cara. Admiro o muito.
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Momade Assife Abdul Satar Mirza juma juma este e o erro de Moçambicanos so gostam ver de longe e ninguem tem estomago de falar de cara
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Nuno Oliveira Uma vez na vida estou de acordo com o nini.
Ps. Sera que os corpos estavam completos?????? Não lhes foi retidado nada?????
Gosto · Responder · 1 · 6 h


Elizabeth Valente Timane isto me abala ate hoje, me desconcetra, nos estamos entregues.

Elizabeth Valente Timane ms tbem este nr. e maior estavam a onde meu Deus.

Julia Julio Portugal E triste ver isto k acontece neste país eu me pergunto será k essas dirigintes são mãe ou os filhos elas adotaram?acreditem k pra mim e doelo ver nados mortos despejados eles também merecem um interro digno eu já tive nado morto foi o meu primeiro filho mas n consigo eskecer já passam 6anos kuando vejo essa estupidez dessa gente algo me rói, acredite esses vão pagar,essa gente da saúde não prestam pra nada,lágrimasss

Forbes Nhaca Eu acho que se um de nós mostrar as imagens chocantes que estou a ver neste momento provenientes de mecca onde 717 pessoas esmagaram se entre elas parecem animais não acredito que os muçulmanos irrião gostar de velas todos os dias. Vamos nos respeitar para sermos respeitados.
Gosto · Responder · 1 · 6 h


nem vou argumentar este post



Julia Julio Portugal E triste ixo me faz lembrar de algo k eu já tinha eskecido me faz pensar k meu anjinho foi lançado n lixeira,se eu podesse;algumas coisas são chucantes,sr façam algo

Nelito Manhique Eu acho que com minha humilde opiniao esse tal funcionario foi usado pra dar prejudicar alguem ou pra tirar um proveito neste caso que parou o mundo, e espero que as autoridades de uma explicaçao aplausivel em relaçao a este assunto que apoquenta a sociedade.

Ana Bloqueada Dizem que o relatório hoje já foi concluído ,triste

Juma Mussagy Abdul Mutualibo Não vejo nenhum problema da postagem destas imagens porque elas vem reforçar a ideia do macabro acto e a necessidade de se tomarem medidas sérias. Dias pois dias assistimos a actos desumanos devido ao medo ou preconceito que as pessoas tem da verdade. Na minha pobre e humildade opinião acho que a publicação é necessária nos moldes em que foi feita de tal sorte que alguém fale algo. Quanta gente não partilhou a imagem do menino sírio? E ninguém vio com bla bla porque aquela imagem não atingia a nomenclatura doméstica. Quem de direito deve urgentemente fazer algo para que as famílias dos bebês e o povo em geral tenha paz e os bebês descansem em paz .
Ps : Já imaginaram se um desses bebês fosse da nomenclatura?
Gosto · Responder · 1 · 6 h

Samuel Bola Gente,nós apenas somos respeitados nas campanhas eleitoral,dpois somo conciderado d lixo.nós nao somos nada pra os camaradas,somos apenas instrumentos de fazer fortunas pra os camaradas.

Delta Mutondo Triste situaxao em k nx ox moçambicanos smos submetidx.

Momade Assife Abdul Satar Daqui mais alguns minutos vamos ver a nossa PGR e a Ministra da Saude na tvm ou na Stv
todas bonitinhas saidas de salao e vao desfilar na praça de Herrois.
como nada tera acontecido
Gente imbecil!!!


Dario Cassamo Mozambique ta perdido com essa gente

Arnaldoortega Arnaldo Muit inbecies mesm pha...ese nosso governos e de lametar oki anda a fazer

Anifa Ramadane É mesmo Nini gente imbecil...
Gosto do Meu país mas com tdo que acompanho É mesmo inacreditavel,Moçambique ta mal


Dercio Augusto Monteiro Ecis são capazes d nos sacrificar para ganhar o trono... Essa de dizer q comfundiu com saco de lixo é pura mentira, acham mesmo q 1 saco de lixo pesa mas q dezenas de nado morto(bebes mortos)........, td acontece com os moçanbicanos, xinofobia foi assim mesmo. Fomos queimados vivos, brexados e muito mas. Pobre moz q sou servem para campanhas eleitorais.... Os nados mortos encontrados sem umas parte d corpo.. Vergonhoso e triste..

Belziria Humberto Castro sem palavras doi ver isto no meu pais seraq esses funcionarios q aceitaram fazer isso a conciencia nao lhes pesa ou sao outros piscopatas


Mimi Manafe Sr Forbes nao ve k os seus argumentos so nos faz acreditar k o sr deve ser um dos camaradas dos vivas k so esta para atrapalhar,porque nos teus argumentos es muito firme?o sr deve conhecer a verdade do sucedido...
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Lionete Leona Momade Assife Abdul Satar è triste mesmo , temos lixeira de movoco onde è o lugar apropriado pra deitar lixo de hospitais, uma falha isso è uma pura mentira, como podem escoltar um carro de um simples lixo. Quando o carro do hospital chegou no local estava escoltado e disseram quem mexer no lixo vamos dar um tiro..... moçambique

Santolas Nascalma Nascalma moz/ com esis dirigentes nunc avai xtar bem.




Joao Moreno Boa!. Isto chama se uso pleno dos direitos e deveres democráticos que o Nini tem direito. Se pelo menos essas personalidades usassem do que tem direito, o partido deles iria crescer como nunca teriam imaginado, mas, mentes obtusas sem amplitude e medrosos de
falar,.mas não de roubar. Democracia estás muito longe., alô democracia! Por favor! Bate a porta dessas cabecinhas.
Gosto · Responder · 2 · 5 h

Francys Francisco Kheis Sr Forbes Nhaca sincerament reflita antes de escrever bujardas essa e uma das porcarias k cairam a toa de todas as outras k ainda nao dscubrimos!! Pk o senhor nao criticou a imprensa quand mostrou as imagens vai criticar Nini?quem de nois aki nao e sencivel?pk mesm sem ver as imagens ső de ouvir isso doi pra todos!!
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Nelson Mabjeca Seres humanos, instituições, ate o governo tem suas falhas foi chocante ver aquelas imagens na lixeira, mas não acredito ter sido propositado....

Eusebio Jose Estranho o nr de mortes, depois dzem que ha melhorias na saude, se num hospital da capital do pais temos tantas mortes nao imagino no interior,coisas do meu pais...

Samuel Bola Depois dizem que a frelimo è partido certo pra servir o povo.servir o povo de escambau?a frelimo é composto por alieniginas que nao tem coraçao e nem sentimento
Gosto · Responder · 1 · 5 h

Paula Soares Eixxx esse ta varrer o lixo pa debaixo do tapete

Prince Abraham PGRs, ministros e outros magistrados Sao trabalhadores da frelimo. Nao Sao sevidores publicos como devia ser. Alias tambem nem foram votados!

Sheinhani Waka Wetela "A vereadora da Saúde no Município da Matola, Paula Jacude, disse que um dos funcionários do Hospital Provincial da Matola violou os procedimentos da morgue daquela unidade hospitalar ao confundir os sacos pretos onde estavam os corpos com lixo e despejou os nados-mortos no tractor que procede à recolha do lixo do hospital." Pensei que os "lixos" da morgue tivessem um tratamento diferente se separado dos outros comuns...Outro problema por cima deste. Como as autoridades hospitalares tem coragem de deitar lixo hospitalar numa lixeira daquelas? Outro problema ainda por cima desse: O municipio "oficializou" a lixeira de Malhampsene mesmo sabendo que é uma zona residencial...até fizeram o muro da vergonha. Todos dias são vendidos a beira da estrada restos de lixo. Se la existe lixo hospitalar não duvido que algumas ceringas andem espalhadas por ali...Assim também não dá....bananas bananas e bananas podres.
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Ross Aly Triste!

Gosto · Responder · 1 · 4 h

Edna Delma Profissionais de saude

Litos Paulino São profissionais por dinheiro e não pela vontade.

Filó de Britto Pois é, Moz

Julio Chavane Isso eh uma vergonha para o ministério da saúde

Faira Sulemane Mamade Xiii tamanha tristeza, então esses dirigentes não sabem desses acontecimentos dezaustros???? Lamentavelmente

Mona Elias Estamos na jaula somos carne dos dirigentes

Miguel Frank Lombene Palavras sabias, inbecies mxm concordo plenament

Simon Cossa De serteza que foram ao salao!

Djibril Cisse Pais do Pandza

Serrao Joao Kambas de vagabundo sem coração de um ser humano triste o juízo final certamente chegará pode ter certeza camaradas tud tem fim

Mahomed Lopes Momas Isso e serio.este Pais ta de mal a pior. Mais uma vez keria poder ter o sr na assembleia da republica.is seus argumentos sao fundamentais.

Monica Virgínia Josina Para me foi uma falha

Paulo Sérgio Quincardete Quincardete Nao so se deve fazer manifestacoes pela paz como tambem para a demissao ou afastamento de incompetentes e corruptos.

Sergio Sitoe Sitoe Meu moz pais d pandza. Vare s o lixo p baixo d tapete










Ancha Abdul Haggy Eles bem sabiam o que estava o a fazer não é possível confundir bebé com o lixo quero saber se o lixo e depositado na morgue? é chocante quem sabe se até cães não comeram nados

Sem comentários: