terça-feira, 23 de maio de 2017

Eles (FIR) queriam-me matar:

SALVO PELA POPULAÇÃO DAS MASSAGENS DA FIR
(Eles queriam-me matar)

Desenganem-se os que ainda tinham dúvidas, porque eu, os meus amigos e os meus vizinhos já não temos razões para duvidar: querem-me matar. Se em 2011 parecia um mero aviso a agressão física que me infligiram cinco agentes da Força de Intervenção Rápida nas imediações da minha casa, na passada quarta-feira a tortura que sofri nas mãos de quatro agentes da mesma Força de Intervenção Rápida era mesmo sumária. Depois de dispararem para dispersar os populares, arrastaram-me até a escola primária da Munhuana, abandonada. Deitaram-me no capim lamacento e apontaram-me uma AKM na cabeça. Ainda ouvi o som do carregador a soar, mas foi nesse exacto momento que populares, amigos e vizinhos invadiram a escola, foram para cima dos agentes e estes fugiram em debandada. Eram cerca das 21 horas e eu tinha saído de casa para comprar refresco numa das barracas mais próximas. Fui torturado pela segunda vez pelos homens da FIR, mas desta vez tenho a certeza de que não se tratou de um mero aviso, mas sim de uma tentativa de execução que só não se consumou porque a acção dos meus algozes foi interrompida pela intervenção dos populares. E porque razão quereriam os agentes da FIR me assassinar? Seria mesmo por não trazer comigo o meu B.I. a ponto de me ameaçarem prender? De resto, ofereci resistência, porque não ter B.I. não é crime e eu só tinha saído de casa para comprar um refresco na barraca mais próxima. Porque resisti, eles começaram a me espancar, a ponto de darem tiros para o ar para dispersar a população. Arrastaram-me a chutos e pontapés, a coronhadas e tudo mais até a aquela escola imunda, deitaram-me no capim e pisaram-me com as suas botas. Carregaram as armas e apontaram-me na cabeça. Foi quando os populares invadiram a escola e eles fugiram em debandada quando descobri que eu também sou filho de Deus. E assim toda a gente sabe que queremme matar. Se eles são agentes de autoridade, porque me levaram para a escuridão da escola abandonada, deitaram-me no capim lamacento e apontaram-me armas na cabeça? Se eles são agentes do Estado, porque razãonão me levaram para a esquadra mais próxima? Se eles são polícias, porque razão fugiram da população quando esta invadiu a escola? Fiquei com dores nas costas, nas articulações, no joelho esquerdo já nem digo, tudo por conta da violência que me foi dispensada pelos homens da FIR. Fiquei ainda mais traumatizado do que antes. Dado que esta é a segunda vez que me torturam os homens da FIR, agora com novos requintes que cheiram a tentativa de execução, já ninguém tem dúvidas: querem-me matar. E porque querem me matar? Quando me torturam pela primeira vez os homens da FIR, em 2011, corri a 9ª Esquadra para apresentar uma queixa e aqui o oficial de permanência mandou-me voltar para casa, que aquela tinha sido uma tortura merecida porque eu falo muito. Portanto, tenho sido torturado pela FIR porque eu falo muito. Eu não sabia que a FIR torturava pessoas que falam muito. Os meus familiares, amigos, vizinhos e conhecidos aconselham-me a deixar de falar muito, porque vãome matar estes homens armados da FIR. Desta vez não fui apresentar queixa na esquadra porque não tenho que ouvir um oficial de permanência a me dizer que “é bom, por causa de falar muito”. Deresto, tenho recebido sermões encomendados vindos de vários lados, são pessoas que me aconselham a não levantar certos questionamentos sobre certos assuntos. O facto é que não tenho outra profissão senão esta de fazer perguntas. Enviar-me homens da FIR para me silenciarem será a última solução de quem já não tem melhor forma de me calar. Estão a gastar balas compradas com dinheiro do povo por minha causa. Enquanto eu for cidadão não deixarei de questionar. Talvez seja um defeito de profissão. Tenho alguns processos na justiça, através dos quais exijo esclarecimentos sobre determinadas matérias de interesse público e que tem a ver com a gestão da coisa pública. Não significa que eu não tenho medo de ser torturado ou ser assassinado pela FIR. São massagens que afectam o corpo, a alma e o espírito, mas não curam o cancro instalado no sistema. Um sistema que tortura e mata pessoas é um sistema podre. Não é por ter medo que deixaremos de questionar. O medo transforma pessoas saudáveis em farrapos humanos. Portanto, guardem as vossas balas!
PS: De referir que passam hoje cinco dias desde a entrada da 3ª Via do Pedido de Informação ao Conselho Superior da Comunicação Social sobre o estágio do caso G 40. Dos 21 dias previstos pela Lei do Direito à Informação, Tomás Viera Mário e seu elenco tem agora 16 dias para responder ao expediente. Pelo direito do povo à informação, pela liberdade de imprensa e de expressão, a luta continua...
Mostrar mais reações
78 comentários
Comentários
Rosario Cumbane Que triste cenario.
Mostrar mais reações
Danilo Tiago O medo transforma pessoas saudaveis em farrapos humanos. Baltasar Garzon
Mostrar mais reações
Euclides Da Flora Força Major (...)
Mostrar mais reações
Danilo Tiago A luta continua puto. Eles podem ate calar a tua voz, mas jamais irao calar a voz da reolução
Mostrar mais reações
Danilo Tiago Revolução
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Manuel Matola Não temas, Armando Nenane. Se a falta de B.I não é crime, perguntar também não é. Eles é que estão errados. Continua com a tua verticalidade. Não desistas. A luta continua. Abraço, companheiro!
Mostrar mais reações
Pátria Amada Não acho um óptimo conselho. 
Ninguém viveu a dor dele muito menos as suas perseguições.
Mostrar mais reações
Cezinando Gabriel Agitador Manuel Matola! Devias aconselhar o homenzinho a fugir pra onde tu foste - Europa. Ou devias tu também estares cá para o ajudares nessa luta, nao o incentivar de longe. Kikikiki...!!!! Brincadeira!
Manuel Matola Eu não fugi, apenas mudei de posição: de meio campo para atacante. A luta continua!
Cezinando Gabriel Atacante recuado, que chuta de muito longe da baliza! Entendi! Como vao as coisas ai, camarada? Aqui esta tudo na mesma, a tender para o pior.
Lazaro Mabunda Manuel Matola, de onde falas? Kkkkkkkk, um exilado agitador.
Responder14 h
Manuel Matola Chefe Lazaro Mabunda, a revolução necessita de exilados para ecoarem os gritos dos companheiros.de luta. Continuamos na mesma arena.
Responder14 h
Eddy Prínce Simbine Óh meu mano, os mandantes daqueles cães d duas patas querem te tirar a vida por questionar o óbvio?? Esta terra está possuida de espritos malígnos nos corações dos que comandam a locomotiva do gangstarismo. É triste até me faz cairem lágrimas
Mostrar mais reações
Celso Manguana Manguana Mano Armando Nenane solidarizo me Contigo. Essa AKM que nos liberta mas também nos tortura e também nos mata. Força mano.
Mostrar mais reações
Manuel Carlos Nhanala Sinto muito. Enfim são ossos de oficios.
Mostrar mais reações
Maria Manjate Epa. Querem te apagar. Ainda bem k nao aconteceu o pior contigo. Força aí, melhores dias vrao.
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Quito Samas Muito chocante; ninguém merece isso. Mas "quem esta com o povo, esta com Deus". Força.
Mostrar mais reações
Negro Africano Lamento bastante pelo sucedido, pensei que esses cães tivessem parado de intimidar vozes discordantes ao sistema.
Mostrar mais reações
Eddy Prínce Simbine Como vão parar mano se os donos os mandarem??eles so tem d actuar mesmo vendo que estão fazendo actos desumanos, aqueles cães saiem do quartel da formação já com inimigos indicados mano, o povo é o inimigo eles estão ao servíço d um grupelho de caducos malandros d Nachimgwea
Mostrar mais reações
Pelembe King Pelembe Sinto muito
Mostrar mais reações
Eusébio A. P. Gwembe Quo vadis Moz?
Mostrar mais reações
Domingos Manga Lamentável...
Mostrar mais reações
Imidio Mahumana Ntlah!!
Mostrar mais reações
Jossias Ramos Lamentável. A Luta continua!
Mostrar mais reações
Jorge Fernando Jairoce Lamentável mano. Pelo menos informaste ao público. As pessoas não podem ser torturadas por falta de B.I. ou porque usufruem da sua liberdade de expressão. Infelizmente alguns dos nossos policiais envergonham e ajudam a aumentar as estatísticas da violação de direitos humanos. Basta a cultura de violência policial.
Mostrar mais reações
Henriques Magaia 😪😪😪
Mostrar mais reações
Jeronimo Uamba Sou solidário. Muita força...
Mostrar mais reações
Rosário Tomás Baúque Baúque Epa triste Nenane. Lamento o sucedido e como todos, solidarizo-me contigo irmão. Epah, triste situação. Supere todo esse trauma rapaz. "Ossos do Ofício" ò Nenane.
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Simon Citty Forca mano
Mostrar mais reações
Geraldo Tete Chocante... Enfim, ser justo, directo, frontal, vertical e realista torna-se pecado. Deus nos acuda!
Mostrar mais reações
Buti Maluzane Sinto muito.pelo sucedido mano
Mostrar mais reações
Daniel Costa É de lamentar, Nenane. Forte abraço
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Boa Monjane Solidariedade! A luta continua!
Mostrar mais reações
Carlos Nuno Castel-Branco Amigo Armando Nenane, recebe toda a minha solidariedade e apoio. A tua luta não é só tua, é de todos. As configurações podem ser diferentes - uns discutem mais a economia, outros o G40 e a liberdade de expressão ou qualquer outro tema, como a partidarização ou privatização ou piratização do Estado - mas a luta é a mesma. Estamos juntos. Abraços
Mostrar mais reações
Klesyu's Valdemiro Precisamos urgente de um "Robin Hood", ou um super Heroi.
Responder14 h
Carlos Nuno Castel-Branco Não, de modo algum. Esses são mitos, não existem e, portanto não têm utilidade prática, para além de porem as pessoas na dependência psicológica de um hipotético salvador. O que precisamos é de nos organizamos como cidadãos, com ideias formuladas e articuladas e com a mobilização e organização para podermos agir colectivamente. Precisamos de cidadania activa - indivíduos podem inspirar a luta mas não podem vence-la sozinhos.
Responder
1
12 h
Carlos Patricio Moza um país muito prostituido. Deus nos tire desta lama fedorenta.
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Alfredo Macuácua Revoltante isto!!
Mostrar mais reações
Nico Voabil Que horror!
Mostrar mais reações
Rita Zaninelli Solidariedade e muita força.....!!!
Mostrar mais reações
Nilza Batista Lamentável
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Celso Macarala Tico phuthi.
Mostrar mais reações
Giro da Fonseca Lamentável e bastante aborrecedor
Mostrar mais reações
Benjamim Rosa Onde está a liberdade de expressão que esta na constituição?
Mostrar mais reações
Reginaldo Alexandre A luta continua. Abraços e rápidas melhoras
Mostrar mais reações
1
17 h
Arnaldo Soares Mendes Força, coragem e determinação, a luta continua
Mostrar mais reações
1
17 h
Mostrar mais reações
Rutuane Valgy Força compatriota.
Mostrar mais reações
Kleimor Romao Sting Belo Cães ao alerta
Mostrar mais reações
Belunga Tembe Siga o exemplo de alguns combatentes pl Independência. Pense como Nenane e escreva "escondido" num pseudónimo. Se assim agiram e resultou, contigo tb resultará, pois és, tb, filho de Deus, meu irmão de Minkadjuine... Recuar não é fugir". Diz-se por aiii...
Mostrar mais reações
Atuia Ali Sinto muito por ti Nenane. 
Abraço
Mostrar mais reações
Jose Alexandre Faia Força irmão , natural não treme !!!
Mostrar mais reações
Raja Amade Continua
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Simão Nhambi Caro Armando Nenane, Muita forca.
Mostrar mais reações
Samuel Mondlane Força Companheiro... A Luta continua!!
Mostrar mais reações
Zito Tomas Sinto muito por ti, ilustre. São estas situação que nos envergonham como país. Rápidas melhoras para si.
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Simao Tila Triste situação Companheiro , e graças a deus que o pior não aconteceu . Rápidas melhoras e a luta continua .
Mostrar mais reações
Mostrar mais reações
Nanda Lobato Abraço forte Nenane. A luta continua. Força
Mostrar mais reações
Afifa Taquidir Há muito que digo que isto não é democracia. É ditadura
Mostrar mais reações
Lazaro Filimone Pene Minha nossa senhora! Com o G40, não se brinca Sr Nenane...!
Se está marcado, é difícil saber quem será o mandante desta vez.
Mostrar mais reações
Iris Maria Monteiro Continua ✊🏽
Mostrar mais reações
David Jorge Tembe Tembe O que é isso!!!! Em vez de manter a ordem criam tensão em nós. Força pós eles farão sofrer o seu corpo apenas
Mostrar mais reações
David Jorge Tembe Tembe Rápidas melhoras. Confie naquele que tudo pode
Mostrar mais reações
Helena Fernandes A luta continua, avança não recua.
Mostrar mais reações
Denicio Dos Santos Muare A luta continua.
Mostrar mais reações
Cláudio Euclides Rhl Sitoe vai ser morto por uma causa natural, vao te calar o espirito mas nao vao calar a sua luta conthnuará com um outro pela causa.
Mostrar mais reações
Cláudio Euclides Rhl Sitoe vai ser morto por uma causa natural, vao te calar o espirito mas nao vao calar a sua luta conthnuará com um outro pela causa.
Mostrar mais reações
Aissa Lacá - Invoquemos com humildade e amor o Espírito Santo do Adorado Pai Deus Poderoso Yauêh, em Nome de Jesus Cristo Amado Salvador, afim de Perdoar, Proteger e Abençoar Seu Amado filho ARMANDO NENANE, todos os momentos da sua vida, e Abençoar toda a Humanidade, em Nome de Jesus Cristo. Ámen. Glória à Deus Pai de Toda a Humanidade! Ámen.
Mostrar mais reações
1
8 hEditado
Jacinto Victor Contem com as nossas oracões
Mostrar mais reações
1
8 h
Adelson Rafael Minha total e incondicional solidariedade. A luta continua!
Mostrar mais reações
Inocencio Joaquim Mano faça uma escolha.a sua profissão e a sua vida.um Vale mais?
Mostrar mais reações
Hermildo Barros Muita força mano Nenane
Um abraço directamente do berço da Democracia (Beira)
Mostrar mais reações
Nuno Pires Fascismo puro e duro.
Mostrar mais reações
Aninha Inacio Sitoe São pessoas cobardes, incapazes de dar as caras e prestar quais quer esclarecimentos ao "povo" que representam.
O único motivo que os levam a tortura-lo, é o simples fato de Armando Nenane ser homem valente sozinho. E eles por sua vez, nao tem força que se compare ao Nenane, e muito menos para irem ao banheiro sozinhos.
Pois eu digo: somente conseguem torturar o corpo de Armando Nenane, mas jamais torturareis as ideias, pensamentos e a sua valência.
Armando Nenane, confie em Deus pois ele é o único caminho e a verdade.
Mostrar mais reações
Daudo Bilale Mataram muitos mas ainda nascem iguais aqueles que.... a historia vai vingar mano.
Mostrar mais reações
Assério Tomás Triste,para onde vamos cm isso?
Mostrar mais reações
Silvana C Rebelo É isso aí!!! Bravooo

Sem comentários: