quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

O Bloco está mortinho por ter um ministro


Maioria de Esquerda
O Bloco está mortinho por ter um ministro
José Manuel FernandesSeguir
27/12/2017, 20:431.167
145
Partilhe


Uns dias quer ser a "consciência moral" do país, noutras sonha com ministérios. E não julguem que isso acontece apenas porque o Bloco se aburguesou - também acontece porque boa parte do PS "bloquizou"





Num passado que parece hoje muito longínquo (1999) o Bloco de Esquerda elegeu os seus primeiros deputados à Assembleia da República. Eram quatro: Francisco Louçã, Fernando Rosas, Helena Neves e Luís Fazenda. Quando chegaram a São Bento colocou-se um problema: onde deviam eles sentar-se? Os novos deputados faziam questão de se sentar na extrema-esquerda do hemiciclo, à esquerda dos comunistas, os comunistas ainda resistiram à ideia, mas eles lá acabaram por ir para o lugar aonde ainda hoje estão, encostados ao local de trabalho dos jornalistas.

Foi há 18 anos e, olhando para o que é hoje o Bloco e para a forma como entrou na geringonça e tem colaborado com o governo de António Costa, percebemos como o partido se “aburguesou”. Ou, para sermos mais exactos, verificamos como o Bloco, sempre muito marcado pelo registo “esquerda caviar”, se foi tornando cada vez mais caviar e cada vez menos esquerda – ou pelo menos dessa esquerda tal como a entendiam os que, nesses tempos finais do século passado, se bateram para se sentarem naquele canto do Parlamento.

Os sinais estão por aí, e por todo o lado. Compare-se, por exemplo, a forma delicodoce como Ricardo Robles, em nome do Bloco, reagiu à mensagem de Natal de António Costa – considerando que este focou o “mais importante no país” – e o registo bem mais duro do PCP – para quem “só sobrarão promessas” se Governo continuar “amarrado” ao défice. Repare-se também como o mesmo Ricardo Robles, na sua qualidade de vereador na Câmara de Lisboa, viabilizou com a sua abstenção a manutenção da taxa de protecção civil em Lisboa, para depois vir hipocritamente dizer que sempre a considerou ilegal. Ou escutemos o quase enlevo de Mariana Mortágua ao discutir numa entrevista ao Expresso a hipótese de ser ministra das Finanças ou de o Bloco chegar ao poder em 2019.

É fácil perceber porque é que isso está a acontecer, mas não podemos ficar pela muito curta explicação de que esta evolução resulta apenas do tal “aburguesamento”, até porque falamos de um partido cujos principais dirigentes sempre apreciaram le charme discret de la bourgeoisie, fossem eles as longas noites no Lux dos seus fundadores, sejam eles as motas potentes da jovem Mariana. Nada contra, naturalmente, mas a verdade é que sempre foi enorme o contraste entre o estilo do Bloco e o ascetismo do líder do PCP, o que também reflecte origens sociais bem distintas e uma base eleitoral que pouco tem em comum, já que o eleitor tipo do Bloco é mais depressa alguém da classe média desafogada do que um pensionista pobre ou um operário fabril.

A verdade é que, neste seu descarado namoro, o que se vê é que, apesar de todo o seu radicalismo verbal e da facilidade com que eleva o tom de voz, os dirigentes e militantes do Bloco não escapam à milenar regra tão bem descrita por Fedor Dostoievski em “A Casa dos Mortos”, quando discorreu sobre como “o sangue e o poder intoxicam”. Neste caso bastou o aroma do poder para o Bloco já discorrer sobre como tem “capacidade técnica e política para governar”, tratando de reivindicar triunfos nas várias negociações em que se envolveu com o Governo. Aliás é bem notória a diferença de envolvimento e cumplicidade quando comparamos a forma como o Bloco negoceia com o PS com a postura sempre distante e fria dos comunistas. As rodas da geringonça não têm todas o mesmo andar.

Por isso não se surpreendam se assistirem a reviravoltas políticas, a começar pelo abandono progressivo da retórica sobre o “erro” do rigor orçamental ou a “ditadura” do Pacto de Estabilidade. No seu mais recente congresso os bloquistas ainda assobiaram os seus antigos heróis do Syriza, por enquanto vistos como “traidores” por terem cedido às exigências europeias; no seu próximo Congresso não me surpreenderia que já se advogasse um “realismo” mais compaginável com o desejado perfil ministeriável de alguns dirigentes do BE. O Syriza engoliu o que teve de engolir apesar de tudo o que antes prometeu em nome da conservação do poder – o Bloco não é mais puro, nunca foi nem será, e por isso também engolirá o que tiver de engolir.

Por fim, e este é o aspecto mais inquietante, não há forma de não ver que o Bloco até talvez não tenha de se mover muito para poder ter ministros num governo liderado pelo PS – é que entretanto foi o PS que já se moveu imenso na direcção do Bloco. É certo que o executivo de António Costa, depois de umas semanas teatrais de braço de ferro com as instituições europeias por causa dos limites do défice, apresenta-se hoje como um campeão da ortodoxia orçamental, mas não nos devemos deixar enganar: uma coisa foi o choque com a realidade que obrigou o PS a refazer toda a sua primeira proposta de Orçamento para 2016 (é bom recordá-lo aos mais desmemoriados), outra coisa é o lugar onde está o coração dos socialistas, e este está cada vez mais perto do espaço definido pelo Bloco e pelo seu discurso neomarxista.

Escrevi em tempos que um dia destes acordávamos nas mãos do Bloco e sinto que isso é cada vez mais verdade. O Bloco continua a ser o partido menos escrutinado em Portugal, aquele que um dia vota a lei sobre financiamento dos partidos e, no dia seguinte, quando percebe que os ventos mudaram, se distancia dos restantes partidos sem que seja penalizado pela falta de coerência. O Bloco é o partido que nunca tem de explicar as suas propostas nem contabilizar o seu custo. O Bloco é o partido de intelectuais que repete velhos slogans com o único fito de aliviar a consciência desses intelectuais – e dos intelectuais que votam no Bloco – para que estes não tenham de abdicar do seu conforto burguês. O Bloco é por fim o partido que se julga moralmente superior aos demais, sempre se achou, bem na linha, de resto, da tradição dos radicais de esquerda, dos jacobinos aos comunistas (ou não tivesse Álvaro Cunhal escrito A superioridade moral dos comunistas).

Este mal infiltrou-se um pouco por todo o lado, fazendo do politicamente correcto uma arma, usando a comunicação social com habilidade e ocupando (literalmente) departamentos inteiros nas nossas universidades. É um mal que criou mecanismos que asseguram a sua perpetuação e reprodução, o que nem é difícil num país complexado e pouco dado ao verdadeiro debate de ideias.

Este mal é tão insinuante que tem do seu lado boa parte do PS, sendo que as vozes socialistas mais histriónicas, que no passado estavam circunscritas à última fila da bancada, são hoje mainstream e ocupam lugares de liderança, sendo que alguns também alimentam a ambição de virem a tomar conta de um Ministério.

Diria mesmo que já está escrito nas estrelas: salvo surpresas de maior, lá para 2019 António Costa deverá poder libertar-se do PCP e fazer uma geringonça mais fofinha (e com menos arestas) só com o Bloco, altura em que o casamento por certo incluirá entregar ao partido de Catarina Martins algumas pastas ministeriais – tal como em Lisboa Fernando Medina já entregou pelouros a Ricardo Robles.

Estão todos mortinhos para que isso aconteça. Continuar a ler


Partilhe


Comente
145Comente e partilhe as suas ideias

Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jmf@observador.pt

Mais opinião Governo
O país pequenino onde uma mão lava a outra
José Manuel Fernandes
14/12/2017, 21:593.093
159


A Raríssimas não é raríssima. Pior: se virmos como desde o topo do Governo a um pouco por todo o Estado há demasiados amigos e familiares, percebe-se que o exemplo até vem de cima. E ninguém estranha. Congresso do PSD
O PSD está uma coisa muito deprimente
José Manuel Fernandes
6/12/2017, 21:151.013
155


A disputa pela liderança do PSD lembra um penoso regresso ao passado, uma disputa fulanizada sem propostas diferenciadoras e sem a capacidade de dizer ao país o que ele precisa de ouvir. E quer ouvir. Professores
Por que é que os professores não têm razão
José Manuel Fernandes
16/11/2017, 7:265.372
536


Os professores pedem progressões automáticas como as de outros funcionários públicos, mas nem sabem como tal é injusto quando pensamos no mundo real e não protegido dos trabalhadores do sector privado

Veja agora











Atualidade
As outras peripécias de Coentrão fora do campo


A compra da carta por 4 mil euros, a fuga ao fisco espanhol, aquela vez em que se sentou no banco sem estar convocado e o dia em que dois falsos GNR da SIC o algemaram e o deixaram a chorar

Recomendamos Maioria de Esquerda
Os portugueses não precisam de Rennie
Alberto Gonçalves
23/12/2017, 0:092.160
347


Houve um tempo, não muito remoto, em que os broncos disfarçavam. Pelo menos tentavam. Agora os senhores no poder desistiram de mascarar o primitivismo. A brutalidade é servida sem filtros nem vergonha Maioria de Esquerda
A esquerda ufanista e os seus problemas
Paulo Tunhas
21/12/2017, 7:44
108


A fixação estatista é uma desgraça que muito mal nos fez e muito mal nos fará. Bloco, PC e PS não tiram o Estado da boca. Tudo o que mexa fora dele merece uma cura de arsénico burocrático intensiva Maioria de Esquerda
O PCP e o BE são a maior ameaça para a economia
João Marques de Almeida
17/12/2017, 8:331.813
213


Há duas regras na política portuguesa. Quando o PS está no governo a realidade é sempre pior do que parece. E quando este abandona o poder fá-lo subitamente e deixando o país em apuros (2002 e 2011).
Maioria de Esquerda
PCP. PS está "refém de imposições externas"
9/12/2017, 19:48292
Banca
PS faz aprovar 11 diplomas para reforçar regulação
29/11/2017, 18:47 Maioria de Esquerda
Quo vadis geringonça? Para o Porto?
António Delicado
29/11/2017, 0:06285
18


Navega-se à vista. Sem rumo. O destino determina-o o vento. Para comprar clientelas eleitorais sacrificam-se as refeições escolares, as intervenções cirúrgicas em oncologia ou a alimentação prisional.

Populares
Financiamento dos Partidos
Retroatividade de novas regras é "aspeto sensível"
Há 2 horas
Presidente Marcelo
Marcelo não foi substituído. E se fosse?
Há 2 horas

Venezuela
Pernil. Veja Maduro a acusar Portugal de sabotagem
Há 2 horas
Angola
Lourenço acredita que 2018 será melhor para o país
28/12/2017, 16:36
Cultura
Estado paga seis quadros de Maria Vieira da Silva
28/12/2017, 16:34
Marcelo Rebelo de Sousa
Hérnia umbilical, a causa da operação a Marcelo
28/12/2017, 15:16212

Últimas
Futebol
Marcelo será um dos jogadores pagos para perder
Há uma hora
Beja
Beja. Cardiologistas vão de férias ao mesmo tempo
Há 38 minutos
Itália
Presidente italiano dissolve parlamento
Há 15 minutos
Cabo Verde
Greve da Polícia Nacional continua
Há uma hora
Bolsa
PSI20 perde 0,19% na penúltima sessão do ano
Há 2 horas
Venezuela
Pernil não seguiu por falta de pagamento
Há 2 horas


Últimas / Política

PS rejeita ter feito "leis à medida" 18:51


"Alteração à lei reverte ilegalidades" 18:10


Rui Rio quer "libertar o país" da extrema-esquerda 18:06


Provedora: mais de 60 pedidos de indemnização 18:03


Greve da Polícia Nacional continua 18:03


MNE. Não haverá consequências para portugueses 17:54


Retroatividade de novas regras é "aspeto sensível" 17:18


Marcelo não foi substituído. E se fosse? 17:14





O que sabe sobre a Chave Móvel Digital?

Guarde e leia mais tarde


Adicione artigos à sua lista de artigos guardados, clicando no ícone por baixo do título. Para aceder à lista, clique em “Artigos guardados”, a partir da sua foto de utilizador colocada no canto superior direito do ecrã.

Trazido por

O Santander Totta valoriza o seu tempo.

Conversas à quinta


Sidónio Pais, o presidente-rei que fascinou Pessoa

Opinião

Novo código de conduta Maria João Avillez26 Dezembro

Votar em beleza Luís Aguiar-ConrariaOntem

2017 Maria João MarquesOntem

O Natal dos partidos políticos (é à grande) Alexandre Homem Cristo25 Dezembro

O dia seguinte Laurinda Alves26 Dezembro

O alfinete da princesa de Kent Helena Matos24 Dezembro

Os portugueses não precisam de Rennie Alberto Gonçalves23 Dezembro

Catalunha: o dia seguinte Manuel Villaverde Cabral24 Dezembro

Manifesto pelo direito de não gostar do natal Ruth Manus23 Dezembro

O desaparecimento gradual do médico Maria João Montenegro26 Dezembro



Diário deVasco Pulido Valente


... hopes expire
of a low dishonest decade...
(W. H. Auden)



Regressa em breve


Atualidade


Veja aqui o "unboxing" do novo iPhone X

Explicador
Manuel Vicente pode mesmo ser julgado em Portugal?

Qual é a a imunidade que Angola e a defesa de Manuel Vicente alegam?
Esta imunidade vale em Portugal?
Manuel Vicente já não é vice-presidente de Angola. Ainda tem direito a imunidade?
A acusação do MP contra Manuel Vicente incide sobre o período em que foi n.º 2 de Angola?
Alguém decidiu quem tem razão até ao momento?
O que acontecerá se o juiz de julgamento não der razão à defesa?
Manuel Vicente poderá ser julgado à revelia?
O ex-n.º 2 de Angola poderá comparecer a qualquer momento? O que poderá fazer?
Se Vicente não comparecer em tribunal, poderá não ser julgado?
Por que razão o Governo pediu um parecer ao Conselho Consultivo da PGR?
O processo vai ter de esperar por esse parecer?
O Ministério Público no tribunal terá de seguir o parecer do Conselho Consultivo?
Mas o procurador do julgamento poderá mudar a posição que o MP tem desde a investigação?

Fotogaleria em destaque





Os 20 objetos que mudaram o mundo moderno


Explicador
O que está em causa no conflito da Autoeuropa?

Esta é a primeira greve na Autoeuropa?
A Autoeuropa conseguiu sempre resolver problemas laborais com negociação. Porquê a greve?
Mais do que um conflito laboral, é uma guerra política e sindical?
O que responde o outro lado?
Quem convocou a greve?
O que propunha o acordo recusado?
Os trabalhadores deixariam de ter fim de semana?
A quem se aplica este novo horário laboral?
Porque recusaram os trabalhadores a proposta da empresa?
Depois de chumbado o pré-acordo, quais são os passos seguintes?
Qual é a importância da produção do novo modelo T-Roc?
Que consequências pode ter o conflito para a Autoeuropa?
Qual foi o impacto e resultado da greve?

Mais populares

O jogo das escondidas no financiamento partidário 27 de Dezembro

PCP demarca-se de lei sobre financiamento 27 de Dezembro

BE: lei do financiamento "deve e pode melhorar" 27 de Dezembro

Marcelo avisa, mas partidos não vão fazer nada 27 de Dezembro

Assunção Cristas pede veto de Marcelo 27 de Dezembro

O negócio escondido dos partidos em 7 passos 27 de Dezembro

Doces e salgados fora dos hospitais 28 de Dezembro

João Soares e Canavilhas na gestão da Lusa 28 de Dezembro

Videos mais vistos
Atualidade
“És tu que achas que eu sou o mais parvo, não é?” – o momento em que Ricardo Araújo Pereira se comoveu
Sim, sr. procurador
Sim, sr. procurador: Joaquim Barroca (Grupo Lena) e “um dinheirito” de Bataglia na sua conta
Atualidade
A violenta detenção feita pela PSP no Pingo Doce
Comentários
Um Robin dos Bosques ao contrário no negócio Santa Casa/Montepio
Atualidade
O negócio escondido dos partidos em 7 passos

Podcasts



Conversas à quinta

Programa de conversa semanal moderado por José Manuel Fernandes, com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama.
Subscrever

Ao Vivo
Subscrever

B.I.C.A.
Subscrever

Caça ao voto
Subscrever

Comentários
Subscrever

Entrevista
Subscrever







Rua Luz Soriano 67, 2ºE
1200-246 Lisboa
©2017

Seguir
Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram
Youtube
Google+
RSS

Sobre
Política de Privacidade
Termos e Condições
Como anunciar
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Regras da Comunidade
Contactos
Ajuda

Descobrir
Autores
Tópicos
Newsletters
Eventos
Conversas
Podcasts

Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android





Comentários×
O Bloco está mortinho por ter um ministro
Comente e partilhe as suas ideias...
Mais votados23
Todos145


Luis Ribeiro
2 h
agora é que vao rapar e rapinar tudo.

1Responder


José Xavier
2 h
Quem fala do barco é porque quer embarcar.

Se calhar o jornalista comentador JMF, está também mortinho que seja convidado para ocupar um lugar de ministro.
2Responder


André SilvaJosé Xavier
2 h
Quem fala de mortes é porque quer morrer. Queres morrer, é isso?

0Responder


Carlos SobreiraJosé Xavier
30 m
josé xavier,tens uma capacidade de classificar os outros,que é de louvar,não sejas tão redutor.Achas que manuel fernandes precisa dos restos da mesa do orçamento?o manuel fernandes é dos poucos jornalistas verticalmente inteligente.
0Responder


Maria Madeira
2 h
Bem visto!
0Responder


Carlitos Sousa
2 h

... percebemos como o partido se “aburguesou”



E quem votou BE, convencido que a sua inclusão na geringonça faria o PS emendar a mão em muitos sectores, enganou-se rutundamente.

O BE não conseguiu diminuir a fatura da energia que em 2018 irá aumentar 2,5%.

O BE aprovou esta obscena lei da subsidiação dos partidos, com isenção de IVA e com retroatividade.

O BE aceitou de cara alegre as cativações na Saúde e na Educação.

O BE foi corresponsável com o governo, no desastre dos incêndios não tomando nenhuma atitude de crítica.

O BE aburguesou-se mesmo e o próximo passo é sentarem-se à mesa dos vencimentos e regalias da governação.

Já estou a ver o choffer abrir a porta da limusine à "revolucionária caviar" Catarina... !



... Ler mais
1Responder


Nucha Neves
3 h
Excelente artigo,espero que isso não aconteça a maioria dos portugueses refiro-me ao cidadão comum não é de esquerda, ela que vá para a Venezuela talvez o amigo lhe ofereça o tacho que ambiciona
2Responder


Rui CarriçoNucha Neves
3 h
Nas últimas eleições legislativas, as que deram lugar à composição actual da AR, a maioria é de esquerda. Só se acha que só os seus "amigos" são cidadãos comuns.

1Responder


Pedro SantosRui Carriço
2 h
São de esquerda da boca para fora. Assim, também eu sou de esquerda.
1Responder


Jay Pi
5 h
Polo Fred Perry, último iPhone, carteira Montblanc, chave do Mini, discurso totalmente vazio, opiniões rasas e sem a mínima abrangência ou profundidade, ausência de bases históricas ou de conhecimentos concretos sobre a realidade política, económica e social, este é o perfil de quantos e quantos eleitores do BE com quem tive oportunidade de privar. A um destes espécimes, há uns tempos senti-me na obrigação de lhe relembrar : "ouve lá, tens noção de que o que o Bloco preconiza é abolir a democracia representativa, instaurar a ditadura de proletariado em regime de partido único, defendendo a colectivização de toda a economia, a abolição da livre iniciativa e da propriedade privada certo?". Notei nele uma pausa mental deveras perturbadora. O olhar perplexo, vidrado, parado, num misto de incredulidade e revelação da verdade, ao que me respondeu, ao cabo de alguns dolorosos largos segundos de silêncio: "oh pá... Não é bem assim". E pronto, é nesta desfaçatez fantasiosa, neste delírio utópico de quimeras inconsequentes, que este eleitorado se move e articula, sem sequer saber, nem de perto, o que são, defendem e preconizam esses partidos de look cool, que na verdade apenas pretendem a ruína da civilização como a conhecemos...

Para finalizar este meu contributo apenas três pérolas da menina Mariana:

"Tenho muito orgulho daquilo que o meu pai fez pela reforma agrária" (a propósito da ocupação da quinta da Torre Bela em 1975 liderada por Camilo Mortágua).

"Sequestrar um navio não é terrorismo" (a propósito do assalto e desvio do paquete santa Maria, em que um dos operacionais foi Camilo Mortágua, tendo morrido um membro da tripulação vítima de um tiro de arma de fogo).

"Nós temos que ir buscar o dinheiro onde sabemos que ele está" (a respeito do novo imposto sobre imóveis, inspirado pelas ideias revolucionárias, anti riqueza e prosperidade da menina Mariana e sua trupe de malfeitores).


5Responder


Adriano SousaJay Pi
5 h
E não lhes disse que os comunistas comem crianças ao pequeno almoço?!
2Responder


André SilvaJay Pi
4 h
Muito, muito bom. A reter, em especial:

"Notei nele uma pausa mental deveras perturbadora. O olhar perplexo, vidrado, parado, num misto de incredulidade e revelação da verdade, ao que me respondeu, ao cabo de alguns dolorosos largos segundos de silêncio: "oh pá... Não é bem assim"

(obviamente, deduzindo que há "mental" para poder sequer haver pausa da dita; eu não acredito que haja, é uma impossibilidade per se)

... Ler mais
0Responder


Jay PiAdriano Sousa
4 h
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Holodomor



0Responder


André SilvaAdriano Sousa
4 h
Foi o que te aconteceu, certo? E percebe-se que ele te magoou... Acaba por se ter pena.

0Responder


André SilvaJay Pi
4 h
Permita-me apenas a humilde sugestão de corrigir a parte mais brilhante do seu texto para:

"discurso totalmente vazio, opiniões rasas e sem a mínima abrangência ou profundidade, ausência de bases históricas ou de conhecimentos concretos sobre a realidade política, económica e social, este é o perfil de todos e sem qualquer excepção dos eleitores do BE"

(mesmo sendo indubitavelmente brilhante, tentei polir a única aresta que na minha humilde opinião faltava polir)

... Ler mais
0Responder


Jay PiAdriano Sousa
4 h
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Nazino_affair

0Responder


Adriano SousaJay Pi
4 h
Peço desculpa de interromper o felácio.
1Responder


Jay PiAdriano Sousa
4 h
Citando-me: "...discurso totalmente vazio, opiniões rasas e sem a mínima abrangência ou profundidade, ausência de bases históricas ou de conhecimentos concretos sobre a realidade política, económica e social, este é o perfil de quantos e quantos eleitores do BE com quem tive oportunidade de privar...". Os seus comentários miserandos só vêm efectivamente demostrar a veracidade das minhas afirmações. Grato.

2Responder


Adriano SousaJay Pi
4 h
Consegue ler os meus comentários? Pensei que não conseguia sair da frente do espelho.
1Responder


Jay PiAdriano Sousa
4 h
Já percebi que tem muito orgulho no contributo de Camilo Mortágua para a reforma agrária, que acha que sequestrar um navio civil não é terrorismo e que o dinheiro é para ir buscar onde sabemos que ele está. Infelizmente a sua retórica não dá para mais do que isso. Certo?
1Responder


Adriano SousaJay Pi
4 h
Oh carissimo, guarde essa para os seus amiguinhos. Sabe o que me preocupa? ter um partido com acento na assembleia que tem como fundador um ex-ministros de Salazar. Centro-direita, já me tinham dito!
1Responder


Jay PiAdriano Sousa
4 h
Acento na assembleia? Ok. Estou esclarecido. Não tenho mais nada a acrescentar. Não somos interlocutores, de facto.
2Responder


André SilvaJay Pi
3 h
Não vale a pena. A ignorância, verdadeira brutalidade intelectual dos burgessos da esquerda, não dá para mais.

Mas talvez a culpa seja nossa, por lhes darmos crédito suficiente para com eles dialogarmos (enfim, partindo-se do princípio muito optimista de que eles sabem o que isso é).

Bem, eu parto logo para a "violência", pois confessadamente não tenho mesmo paciência para atrasados mentais. E se eles são atrasados mentais...

1Responder


Adriano SousaAndré Silva
3 h
Fico feliz por terem reatado o clima, e que o vivam fora das paredes da concelhia sem medo e sem receio e como prova de fair play afirmo desde já que não considero que tenham qualquer tipo de atraso mental face ao exposto.

0Responder


Ana QuinaJay Pi
52 m
Como é possível não saber nada da história recente ou fingir para apenas manipular? Bastava ir tentar saber alguma coisa sobre o muro de Berlim, para perceber que não foi feito para o ocidente, sedento do “paraíso”, fugir para leste... o obscurantismo que se pretende que tenhamos em relação a isso, evita que se tomem opções racionais. Não se pode reduzir os argumentos ao absurdo de frases feitas.
0Responder


Paulo Machado
5 h
Afinal o BE só,cumpre o ditado,

"Nascemos todos de esquerda mas depois evoluímos "
5Responder


André Silva
5 h
Que me perdoe de novo o autor, mas seria do mais elementar rigor que não servisse de amplificador de uma mentira por demais repetida (e que, apesar disso, não a torna verdade): os intelectuais não são de esquerda.



Os pseudo-intelectuais - na senda e no rasto da pseudo-ciência que é o marxismo - sim. Mas só esses. Os outros, mais tarde ou mais cedo acabam sempre por perceber o logro em que caíram, e arrependem-se praticamente todos (com as devidas raras excepções a confirmarem a regra). Essas excepções são (exclusivamente): ou burros acéfalos; ou ignorantes atávicos, que até poderão ser ingénuos bem intencionados; ou gente veradeiramente mal-formada e de mau carácter. Não há uma quarta alternativa

... Ler mais
3Responder


Nuno LopesAndré Silva
3 h
De acordo. O marxismo, e antes dele, o hegelianismo são formas de estupidificação. O hegel um fala barato que embrulha tudo o que diz em palavreado meio mistico, e que depois pouco ou nada diz. O marx pega nisso e constrói uma ciência, que curiosamente é a base de profecias.... Bem, seja de que maneira for, lembro-me bem do fascínio que tive ao ler e estudar hegel nos meus longiquos 16 ou 17 anos. Naturalmente, e felizmente, passou rápido.
0Responder


André Silva
5 h
O autor que me perdoe, mas o artigo não faz muito sentido, atendendo a que a esmagadora maioria dos actuais ministros e deput.ados da AR já são do BE - pelo menos ideologicamente.

2Responder


Adriano SousaAndré Silva
5 h
Esse soundbyte já enjoa, deviam trabalhar melhor a criatividade lá nos vossos "think" tanks.
0Responder


Pirolito
6 h
Para o JMF e restante tralha da direita paleolítica, o BE não pode ter ministros.

O PC não pode ser poder.

O PS, salvo alguns eleitos membros pelos critérios do Observador, não pode ser governo

Se o BE não quisesse ser governo seria criticado

Se o PC não quisesse ser poder, lembrava que não aceitam as regras da democracia.



Os únicos partidos que, segundo o bonzo, estão sempre disponíveis e oferecem garantias de qualidade governativa, são aqueles que ele sempre apoiou.



Haverá alguém com um entendimento da democracia que consiga ultrapassar o brilhantismo de JMF?

... Ler mais
8Responder


Rui MarquesPirolito
5 h
Como é que o PCP ou o BE podem ir para o poder?
Tu vês algum pais com um governo com este tipo de ideologia que funcione? Acho que não é uma questão de democracia, trata-se de uma questão de educação. Quando as pessoas se tornarem educadas e qualificadas o suficiente para distinguir o logro da verdade, menor é a probabilidade de isso acontecer. No nosso pais como as maioria das pessoas caminham para a baixa educação, o parlamento torna-se mais ocupado por este tipo de ideologia.

... Ler mais
1Responder


Nuno LopesPirolito
3 h
E se fossemos ali abaixo dar cabo da auto europa? A ver se o desemprego aumenta, o capitalismo por ai abaixo também, e o comunismo da fome e miséria chega finalmente em todo o seu esplendor? Hein?
1Responder


Antonio Marques Mendes
6 h
Não seria novidade nenhuma, o governo de Sócrates já incluiu pessoas muito próximas do Bloco. A própria Ministra Adjunta do Primeiro Ministro pode ser vista na, linguagem de Mário Soares, como uma criatura do Boaventura de Sousa Santos.



Nos meus anos de convivio com ambos na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sempre observei uma cooperação estreita entre Bloquistas e PS no seio do CES.



Apenas a velha guarda republicana do PS (no grupo de historiadores da FEUC) não se deixou envolver e opôs-se mesmo a alguns excessos (como a ideia de atribuir o nome Boaventura a uma sala da FEUC).



É uma questão relevante para o PS social-democrata, mas não me parece uma questão relevante para o país ou para o centro direita!
... Ler mais
0Responder


josé maria
6 h
JMF está mortinho por ter um ministro do PSD novamente no poder. Mas vai ter que esperar muitos anos sentado.

3Responder


José Montargil
7 h
Não percebo como as pessoas que apoiam esse Bloco não vêm isto! Clarinho como água.
0Responder


Francisco José
7 h
Bem visto!!! Obrigado, José Manuel Fernandes.
0Responder


Jose Melo
8 h
Não me parece uma análise completamente correta. Efetivamente o Bloco já tem até, mais que um ministro. Em alguns casos têm é o cartão do PS (porque dá mais tacho), noutros dizem-se independentes. Basta ouvi-los a falar, ou a forma como trabalham, e não se descobrem diferenças.

0Responder


Sith Serin
9 h
E não te ocorre nada para dizer sobre o Frasquilho e o saco azul do BES ou sobre as subvenções dos partidos? Só sabes falar mal sempre dos mesmos?
1Responder


Antonio FonsecaSith Serin
9 h
Segundo Sith Serin, só depois de ter falado de tudo e mais alguma coisa é que JMF estaria em posição de falar do BE.
2Responder


Manuel Ferreira
9 h
Bom artigo.

0Responder


Vitor Reis
9 h
Nestas questões da política, o que às vezes parece que é, acaba por não ser. Eu sei que tudo o que é esganiçado do BE até que gostaria de ter um ministro ou mais do que um. A doce Catarina já desejou que o Bloco fosse um dia responsável pelas Finanças e Trabalho. Nem mais. Já que lhe dão essa possibilidade a rapariga é ambiciosa. Uma das manas até disse que nestes 2 anos ficou provado que o BE tem competência para integrar um governo. Mais uma candidata.



Não acredito que algum dia o BE venha a entrar diretamente no governo. É certo que eles já entram e são eles que mexem os cordelinhos de uma governação incapaz, mas só o fazem porque o PS se menorizou. O PS é hoje, por culpa da ambição desmedida de um derrotado e seus acólitos, um partido sem matriz, sem ideais, oportunista, sem futuro, que detesta reformas e que vive das circunstâncias de cada momento. Nas eleições afogou-se e foi preciso que o náufrago lançasse 2 “very-lights” para que reparassem nele. E safou-se. Teve sorte. Claro que o BE foi um daqueles nadadores-salvadores que lhe lançaram uma bóia. Será isso inteligência ou oportunismo? Os bloquistas são oportunistas, sempre foram, sempre serão, a resposta é óbvia.



É evidente que o PS se “bloquizou”, muito mais até do que o BE se “aburguesou”. Aliás, esse ilustre membro da AR, João Galamba Mortágua Martins disse um dia que “O PS é um partido socialista, não europeísta”, reforçando mais tarde esse pensamento profundo com “Estou mais próximo do BE do que do PS”. Com personagens destes, ilustres candidatos a integrarem qualquer governo de circunstância, poder-se-á estranhar que o BE queira também algumas migalhas do “bolo-rei da governação”? Ao contrário da propaganda oficial, António Costa não é um político do futuro. Ele adora ser refém de uma esquerda balofa. Só governa apoiado por 2 muletas, o que significa que não se consegue endireitar. A queda será mais tarde estrondosa. Veremos.



O PS e o BE são aqueles grupos que mantiveram e desenvolveram uma austeridade encapotada. Estão portanto habituados a entendimentos, qualquer que seja o tipo. Para eles, essa palavra “austeridade” é como o colesterol. É sempre má se for decidida por um governo mais à direita, é sempre boa se for implementada por um governo de esquerda. Que espírito tão politiqueiro de uma política tão “geringonceira”.



Mas já que estamos nesta quadra de paz e amor, que o novo ano se aproxima rapidamente, foi tão bonito, ternurento e envolvente ouvir os comentários do BE à mensagem de Natal (muito boa, segundo o inquilino de Belém) do PM. Os rapazes e raparigas do BE até que podem ser ateus, mas o Natal é também para eles uma época de palavras doces, de declarações celestiais. O BE e o PS são pelo menos 2 grupos que se começam a amar e o amor que nasce e se desenvolve entre os líderes poderá ter uma consequência terrível: afogar-se-ão em conjunto e serão felizes para sempre.

... Ler mais
3Responder


Adriano Sousa
9 h
Um ex-militante da UDP como foi JMF falar em aburguesar é no mínimo risível.
5Responder


Zeki CamõesAdriano Sousa
9 h
Conheces um jornalista italiano que avisou que: "a guerra estava no ar" ??

0Responder


Pedro AlvesAdriano Sousa
9 h
As pessoas evoluem ( nem todas)!



0Responder


Adriano SousaPedro Alves
9 h
Há quem evolua, há também, quem não tenha espinha dorsal, que o diga o antigo camarada Durão Barroso.
2Responder


Nunes João
9 h
Uma pergunta: Porque razão não existe nenhuma Câmara Municipal do Bloco ?

- Ok, porque não conseguem....mas também porque não lhes interessa.

1- Isso aí são " trocos".

2- Na provincia não há caviar.

3- Porque se lhes descobria a "careca".
3Responder


Nuno AndréNunes João
8 h
mas já houve. salvaterra de magos, se não me engano.

e, também salvo erro, perdeu o mandato por acusações de corrupção...

2Responder


Rui CarriçoNuno André
7 h
Por acaso foi limitação de mandatos... é parecido.

1Responder


Paulo MachadoRui Carriço
5 h
Perdeu as eleições!
0Responder


Rui CarriçoPaulo Machado
4 h
Este ano, mas acho que quando saiu foi pela limitação, recandidatou-se este ano.

0Responder


Alexandre Novais
10 h
Pois ... até apetece dizer que estando a esquerda neste pé, a não esquerda, leia-se psd e cds - que não são direita coisa nenhuma! - em compensação, tudo quer e faz para que não por os pés na governação tão depressa, tal é a incapacidade e a dormência que lhes assistem
0Responder


Rui Carriço
10 h
Eu assim de cabeça lembro-me de dois partidos que estão muito mais "mortinhos" (não é provocação ao seu estado actual) para terem ministros, CDS e PPD!

6Responder


Lourenço Almeida
11 h
Excelente analise!
0Responder


Jean valjean
11 h
Eu apenas gostava de saber, ou que algum sábio explicasse, porquê o pavor da extrema-direita e o amor pela extrema-esquerda (e não falo apenas dos ganzados e dos 15000 gêneros sexuais), falo também dos Srs jornalistas que levaram sempre o "tijolo" no altar... para não falar das Universidades.

É a minha pergunta do dia

3Responder


Nuno AndréJean valjean
8 h
é simples: quando a esquerda promove genocídios, é por motivos "aceitáveis" - eram burgueses ou traidores que se opunham ao poder do povo. quando é a direita é porque são fascistas que se opõem aos verdadeiros democratas...

e isto porque, na cabeça da esquerda, o valor da vida não é igual para todos.

caramba: recentemente um deputado comunista defendeu em público a entrega de armas "ao povo" por parte de maduro. imaginem de um deputado do psd ou do cds defendesse o mesmo... era crucificado.
enquanto os jornalistas "passarem" a mensagem, ela pega.
... Ler mais
3Responder


PirolitoNuno André
7 h
"quando a esquerda promove genocídios,"



Os únicos mortos não confirmados que tivemos noticia foram os suicídios adiados que o prestimoso Passos Coelho anunciou Urbi et Orbi.
0Responder


chegaparali chegaparali
12 h
Essa é boa! O CDS, que é bem menos representativo está lá sempre metido. Até parece normal. O Bloco é que não pode ser, nem pensar...... Esta é a visão da maioria dos nossos jornalistas.

6Responder


Zeki Camõeschegaparali chegaparali
11 h
Eu acho que estás enganado.....

A maioria dos jornalistas são eleitores de partidos de esquerda..... mas caso não acredite nas minhas palavras ..... tenha a liberdade de fazer um estudo ou mesmo um pequeno questionário aos jornalistas nessas várias redacções....

1Responder


Gonçalo M. Carvalhochegaparali chegaparali
9 h
O CDS é um partido de centro o bloco é de extrema esquerda, claro que se prefere um partido moderado a um extremista.
0Responder


Liberal EncantadorZeki Camões
9 h
Parece-me que fala de cor!
0Responder


Pedro Alveschegaparali chegaparali
9 h
Não sei se já reparou, mas Portugal pertence à união europeia e à zona euro!

Duas realidade que provocam profunda urticária aos partidos de extrema esquerda!

É surpreendente eles quererem ficar...doentes!


0Responder


Pirolitochegaparali chegaparali
7 h
O CDS só admite pagamentos em espécie se forem transportados em malas Louis Vuitton.

2Responder


Zeki CamõesPirolito
7 h
"O CDS só admite pagamentos em espécie se forem transportados em malas Louis Vuitton."

São gostos..... e gostos não se discutem!! Isso é Crematofobia......

Mas o Bloco de Esquerda Caviar gosta de receber mais por fundações..... como exemplo Open Society Foundation..... mas são outras virtudes!!
0Responder


Ana Freitas
14 h
A azia é tão grande por estes lados! A direita está doida, quer ir para o poleiro e já está a ver que dificilmente vai conseguir.



A azia é tão grande que se chega ao ridículo de criticar o BE por ter pretensões de governar. Meus caros, qual é a função dos partidos e das eleições afinal? Não é eleger deputados para formar um governo e governar? O BE anda a candidatar-se a eleições para quê? Acham que é para ser um zero à esquerda? Vocês adorariam que sim, porque só com uma esquerda desunida é que a direita poderia almejar voltar para o poleiro, mas acho que não estão com sorte! O BE tem pretensões para governar, tão naturais como qualquer outro partido. Têm medo de ver o BE no governo? Fujam para o Alabama, na América de Trump!

... Ler mais
6Responder


Eduardo PereiraAna Freitas
7 h
Essa da azia já tem ...... teias de aranha.

Veja la se arranja um novo chavão, pelo menos para mostrar a todos que tem ideias novas, frescas e cheias de conteúdo.
0Responder


Rui CarriçoEduardo Pereira
4 h
A azia só tem dois anos

1Responder


Jorge Marques
16 h
A "geringonça" não é uma maioria, mas um sistema em que o governo tem o apoio de uma parte da oposição, sem que esta faça parte do governo.



O que revela a falta de ética, tanto de um 1º ministro que diz ter uma maioria, como dos partidos que continuando não no governo, mas na oposição, na realidade o manipulam e chantageiam todos os dias sem lhe tirarem o tapete, pois também estão sentados nele.



Se um desses partidos da oposição tivesse um Ministro no governo, continuaria a não haver maioria. Ela só existiria se houvesse uma coligação PS-BE-PCP e um governo formado por uma coligação que de facto representasse a maioria.



Pois no nosso sistema o Governo emana do Parlamento, e nem este governo representa a maioria parlamentar, nem é o parlamento que deve governar, pois isso é contrário à separação entre os poderes legislativo e executivo.



Se com uma falta de vergonha superlativa, apareçer algum ministro (mais provavelmente ministra) do BE numa futura remodelação deste governo, nada iria mudar na prática, pois o BE continuaria a portar-se nas bancadas como se não fizesse parte do governo.



No fundo, o que eles querem é apenas influenciar as políticas sem assumir as responsabilidades.



Continuo a achar que isto é uma situação completamente anómala em democracia.







... Ler mais
7Responder


Jorge MarquesJorge Marques
16 h
E "lá para 2019", tendo em conta os resultados do BE nas últimas eleições (passou de 10,19% em 2015 para 3,29% nas autárquicas em 2017), é muito pouco provável que o PS consiga a maioria sem o PCP...



...mais provavelmente, a HIENA Costa irá tentar coligar-se com o PSD, se Rui Rio conseguir dar o golpe "à la Mitterrand" e tomar conta do PSD.



Espero que não consiga. E espero que Costa não arraste o PSD para o governo quando houver o embate do novo Resgate, que se afigura inevitável - não porque não tenha havido uma ligeira melhoria dos resultados conjunturais nas Contas Públicas - mas porque é precisamente em 2020 que devemos começar a reembolsar a sério os empréstimos de 2011... e já se fala abertamente de nova crise internacional, que irá inevitavelmente ter uma incidência nos juros. Mais o Brexit.

... Ler mais
0Responder


PirolitoJorge Marques
7 h
"A "geringonça" não é uma maioria, mas um sistema em que o governo tem o apoio de uma parte da oposição, sem que esta faça parte do governo."



Já comunicou essa brilhante descoberta ao Tribunal Constitucional e especialmente ao Prof. Cavaco que, com notório entusiasmo, empossou este governo?

3Responder


Xico da Cuf
16 h
Esta esquerda, manhosa e tinhosa, liderada por falsos democratas que foram criados e educados em ambientes de comunagem e de terrorismo militante tomaram de assalto a nosso país. Depois virão os gritos de revolta quando a Troika for de novo chamada para dirigir o vazamento das latrinas que estes populistas, baratos, de esquerda encheram com toda a trampa fétida da sua moral pérfida e ideologia passadista.



18Responder


PirolitoXico da Cuf
7 h
"esquerda, manhosa e tinhosa, liderada por falsos democratas"



Os mesmos que permitem que V. Exa. seja orgulhoso da sua ignorância e a passeie em público.

4Responder


Zeki CamõesPirolito
7 h
"Os mesmos que permitem que V. Exa. seja orgulhoso da sua ignorância e a passeie em público."

Os mesmos que pagam ao Pirolito???

Tenham pena do Pirolito é um troll pago pelas "virtudes" socialistas/comunistas.....

0Responder


Maria Da Conceição Moreira
19 h
O PS nao vai precisar do BE por muito tempo. Se O Costa concorrer com o Santana terá maioria absoluta. Nao precisa de mais ninguém.
1Responder


Comentarios AgostoMaria Da Conceição Moreira
17 h
E se concorrer com Rui RIo, o que acontece?

0Responder


Mosava IckxComentarios Agosto
13 h
Bloco central.
0Responder


Rogerio Sousa
19 h
A geringonça com todas as suas naturais contradições, incomodam muito esta direita sobretudo a pafista, que tentam desesperadamente quer a nível politico, quer através dos idiotas úteis nos media ao seu serviço lançar areia na engrenagem da dita e assim conseguirem emperrar a geringonça.

Hoje o ataque foi ao BE antes foi ao PC, os incêndios, a Raríssimas, etc etc, a seguir vira o disco e toca o mesmo... vai ser sempre assim, repetem, repetem, repetem milhentas vezes a ver se cola...



... Ler mais
4Responder


Comentarios AgostoRogerio Sousa
18 h
"o ataque [...] (a)os incêndios)

"o ataque [...] à Raríssimas..."

CLAP CLAP CLAP! De facto, esta comunicação social está perdida...

2Responder


Francisco Pinto
19 h
As "esganiçadas" são as meretrizes políticas do governo de Costa, e o desígnio do clérigo Louçã & C.ia é o de tomar o PS por dentro. Já faltou muito mais!
7Responder


João Bernardo Serra
20 h
@Pirolito "há mais vida para além do deficit..." não, a geringonça prova que não. e de resto, só o conseguem com o Apartheid público/privado...(vindo da esquerda igualitária) mas como tu, de certeza, que és um engajado dos contribuintes, directa (funcionário público) ou indirectamente (pet pago do 44), regozijas-te. Uma palavra de amigo, cuidado, se não fores estéril (devias, para bem de todos, mas em especial da tua própria potencial descendência), tem medo pela tua pela prole..
10Responder


PirolitoJoão Bernardo Serra
19 h
Quando for adulto, conversamos.
6Responder


Comentarios AgostoPirolito
18 h
hahahah ou seja, nunca! Genial!

3Responder


PirolitoComentarios Agosto
10 h
Nem eu sou assim tão descrente da capacidade do João das Bernardas.
1Responder


victor guerra
20 h
O Bloco deve seguir o caminho que todos os grupelhos fizeram ,ao longo de quarenta anos,O albergue espanhol, do Largo do Rato,garante tachos ,ou empregos aos amigos.Julgo que o Bloco vai concorrer separado,embora com pré-aviso de associação futura,pois sempre haverá uns milhares de idiotas que vão achar graça às "esganiçadas".Com o PCP será diferente.O actual comando, ainda não sabe em que medida foi um erro ,com consequências ,este estranho apoio ao PS

11Responder


Daniel Carrvictor guerra
2 m
Sr.Guerra, o grande albergue para os ex-Bloco, a começar no próprio articulista, é o PSD.
Não digo que seja bom ou mau, apenas é a realidade.
0Responder


Miguel Fernandes
20 h
"Há quanto tempo anda de moto?

Sou uma encartada recente. Aprendi a conduzir já deputada, há quatro anos, por aí. Sempre achei graça a motos, tinha uma Scooter. E quando tirei a carta quis tirar a carta de moto porque, bom, era giro. E hoje não tenho carro - tinha um velho, deu o último suspiro há pouco tempo -, porque andar de carro na cidade é uma forma de stress."

1Responder


Pirolito
20 h
Nada como uma boa redacção da vaquinha para disfarçar as saudades por um governo que não existe mais e por uns governantes que, das duas uma: ou voltaram para a casinha dos subúrbios ou, no caso daqueles que tem preparação técnica e competências, para alguma empresa daquelas que ajudaram durante a governação.



Esconder num despeito mesquinho o rigor orçamental reconhecido e premiado e uma solução governativa e parlamentar que funciona, não melhora a visão anquilosada e parcial que o autor transmite.

... Ler mais
7Responder


Cipião Numantino
21 h
Artigo sofrível do nosso estimado diretor JMF. No melhor pano cai a nódoa.

Talvez a fim de evitar tomar a nuvem por Juno, tratou de contemporizar e não chamou os bois pelos respetivos nomes.

Caro JMF, o Bloco não precisa de esperar por Godot.

Este já veio ter com o Bloco.

Na atualidade já nem sequer sabemos onde começa o Bloco e termina o PS ou, onde este acaba, para se metamorfosear em mais umas quantas charadas Bloqueiras.

Por isso mesmo a osmose é perfeita.

E o Bloco não necessita de colocar ministros seus no governo porque eles, de facto, já lá estão.

Salazar que não era flor que se cheirasse, mas que a sabia toda, desde há muito nos industriou que "em política o que parece é".

E é assim que facilmente constatamos que o governo está mais infiltrado de Bloqueiros do que o KGB nos seus tempos áureos estava infiltrado por elementos duplos pertencentes à CIA.

Mais, atrevo-me até a dizer que certos elementos geringoncistas ultrapassam pela esquerda-baixa a própria dinâmica política bloqueira.

Estão neste caso os ministros Tiago Brandão Rodrigues e o seu comparsa Pedro Nuno Santos. Alguns secretários de estado de que se não conhece com tanto pormenor a sua atividade deverão estar obviamente em semelhante situação.

Depois é necessário não esquecer o Sr. Galamba, outro que sucinta e declaradamente nos diz frequentemente ao que vem.

Existem depois mais uns quantos compagnons de route que encaram a geringonça como uma espécie de cartilha maternal de João de Deus, onde aprendem o bêábá do seu instinto peculiar de sobrevivência prontos a vender a alma ao diabo pelos habituais miseráveis 30 dinheiros.

Não tenhamos dúvidas de que alguns dos elementos referidos nos conduzirão, se assim lhes for permitido, para um regime similar ao da gloriosa Venezuela.

Assim sendo, a venezuelização da situação política vai agudizar-se.

A manutenção do poder pelo poder, também.

E a pulsão "marxiana-lenineira" de toda esta tropa fandanga, idem aspas.

Eles "andem por aí".

E, acreditem ou não, não nos vão dar tréguas ou sossego.

Encaram o contribuinte como uma espécie de semi-escravos que em permanência terá que os servir e ainda por cima lhes deverão prestar preitezias e homenagens.

Acreditem ou não, esta gente é perigosa.

E utilizam a tática do HIV camuflando-se para evitar que as células CD4 e a generalidade dos anticorpos os detetem e assim os possam convenientemente combater.

E assim parasitam a pouco e pouco as cédulas hospedeiras até à apoptose final.

São tão tontos e alarves que nem reparam que a "morte" dos hospedeiros (leia-se contribuintes), significará em última análise a sua própria "morte".

Mas pedir-lhes alguma contenção já está para além das suas miseráveis inteligências.

Esta última do financiamento dos Partidos diz-nos bastante. E, como sempre, existem alguns interesseiros e/ou interessados que fazem sempre de id io tas úteis.

O país está a saque!

E já não não estão vivos Salgueiros Maias ou Jaimes Neves que nos possam valer.

Caminhamos em direção à estupenda Venezuela.

Vão guardando muitos rolos de papel higiénico antes que só existam tojos ou pedras para se limpar o pacote!...

... Ler mais
29Responder


PirolitoCipião Numantino
19 h
O camarada Cipião anda a deixar-me preocupado. Acho que anda com algum esfalfamento. Está pirrónico, repete-se, usa os mesmos chavões, ataca sempre os mesmos, destila fel. O melhor de tudo é que olhando para o espelho, vê uma pessoa equidistante das força políticas e sem ideologia marcada.



4Responder


Cipião NumantinoPirolito
19 h
Pelo contrário, caro Pirolito.

O meu caro é que anda aparentemente baralhado.

Talvez assim como o chefe e a chefa dos partidos que defende que ora dizem uma coisa e o seu contrário logo a seguir.

Aprovam, não aprovando, que não queriam aprovar, mas que vão fazer tudo para desaprovar o que há meia dúzia de dias aprovaram.

Assim a modos das galinhas tontas ou das vacas loucas que rodam, rodam sem destino, até tropeçarem nelas próprias.

Quanto ao ser equidistante politicamente, avaliou-me mal.

Nem sequer eu lhe dei a entender por omissão que era equidistante. Não o sou, nem pretendo se-lo. Há muito que sei o que quero e para onde vou. Quando muito não serei enfeudado a nenhum partido. E, isso, pode escrevê-lo.

Usar os mesmos chavões? Provavelmente sim!

Infelizmente o léxico gramatical da nossa língua não é assim tão suficiente extenso para significar, com variações, o que sinto desta tropa fandanga que tomou o freio nos dentes e vai sustentadamente espremendo o contribuinte como eu e, "en passant", desgraçando o país.



PS- Sugiro que se contenha um pouco. As acusações pessoais avulsas que me faz foram desde sempre a tática corrente e permanente dos comunistas. Como aliás a resposta do caro Rogério Sousa indicia.

Constato, com algum pesar que, e baseado na inteligência que lhe reconheço, que talvez pretenda alijar-se de tais métodos comunistas mas, ao que parece, o comunismo não consegue mesmo sair de si!...



... Ler mais
15Responder


Comentarios AgostoCipião Numantino
18 h
E qual é o mal do BE fundir-se com o PS? Vejo duas coisas a acontecer - ou amansam como o syriza ou aparvalhavam de vez e perdem os votos da população. (Descarto, obviamente, a opção em que criam uma Assembleia Constituinte e voltamos a uma nova versão do tempo do outro sr..)

O que seria mesmo benéfico é que no caminho levassem o PCP ao seu destino - a irrelevância.

Olhe que um fusão pode até nem ser mau...no entanto, vejo mais uma coligação tipo PEV-PCP - conseguem maior espetro no voto e fazem oposição a si mesmos...

... Ler mais
0Responder


Jean valjeanCipião Numantino
10 h
😂😂😂

Carrega nele CN

0Responder


PirolitoCipião Numantino
10 h


Camarada,



Leia de novo o que escreveu e veja se trata todos os partidos da mesma maneira, porque aqui para nós e ideologias mais ou menos assumidas à parte, mesmo aqueles que jogaram a pedra e agora hipocritamente escondem a mão, e estão mortinhos por receber a prendinha de final de ano.



Saudações revolucionárias





P.S. Nunca fiz acusações pessoais gratuitas, no máximo algum sarcasmo que sei ser bem recebido e devolvido em tempo útil. Se me excedi, não leve a mal, tenho por si, a maior consideração.





... Ler mais
3Responder


Alexandre NovaisCipião Numantino
9 h
Cipião tem razão! Parece slogan, mas é como vejo.

Recorrendo à oportunidade do aforismo refiro que "se queres ver o vilão, põe-lhe o pau na mão"! Para ps apenas foi necessária a oportunidade e os 'meios', e ... ela aí está. Como agentes sempre por lá houve, desta vez não iam faltar. Ainda que com socialismo na gaveta e outras balelas para 'endrominar' incautos!

PS e comunas provêm da mesma essência. O ps é rosa, mas repararmos, rosa é apenas vermelho com um pouco de água a mais! A essência mantém-se!

E ... continue a presentear-nos com os seus excelentes escritos.

... Ler mais
1Responder


Cipião NumantinoComentarios Agosto
8 h
É isso.

Juntando-se o PS com o BE tinham tudo para fazerem um casal feliz.

Assim do tipo de um rapaz e uma rapariga, ambos de má índole que, ao resolverem casar-se, em vez de desgraçarem duas casas conseguem tão só desgraçar uma!...
0Responder


Cipião NumantinoPirolito
8 h
Eu percebi, camarada Pirolito.

Mas não pude deixar de lhe dar o respetivo troco sabendo antecipadamente que encaixaria tal devaneio.

Aproveitei assim o ensejo para lhe lembrar que tanto o meu caro como o nosso também caro Rogério de Sousa estavam a trilhar práticas desde há muito conformes às táticas comunistas.

Julgo-o superior a tais métodos.

Mas, embora reconheça em si uma superior inteligência, às vezes foge-lhe o pé direitinho para o chinelo.

E só resolvi lembrar-lho.

No resto sabe bem o apreço que eu tenho por si.

E do imenso gosto que tenho em esgrimir ideias consigo.

Oxalá que todas as pessoas de esquerda fossem tão urbanas e corteses como o meu caro!
"Sans rancune"!

Saudações revolucionárias.

Hasta la victoria siempre!...

Hehehehehehe...






... Ler mais
0Responder


Cipião NumantinoAlexandre Novais
8 h
Nem mais, caro Alexandre Novais.

Ou se é marxista ou não se é.

Não existe uma espécie de limbo onde em permanência se viva numa espécie de conflitualidade difusa.

Assim, numa espécie de reedição da rábula da saudosa Ivone Silva e das lutas entre a Olívia patroa e a Olívia costureira.

Tenho no entanto por adquirido que existem muitos socialistas que pretendem o melhor dos dois mundos.

Injetam-se diariamente com a ideologia marxista, mas preferindo obviamente viver num mundo capitalista.

Por isso se diz até que, comunista feliz, é mesmo aquele que vive num país capitalista.

Mas tempos conturbados avizinham-se.

Esta malta politicamente correta, decorrente do marxismo cultural, está a virar de pantanas as nossas sociedades ocidentais e a desbaratar o caudal civilizacional que queremos legar aos nossos filhos e netos.

Têm que ser confrontados e até afrontados.

Não sei se vai ser possível aos socialistas hesitantes ficarem permanentemente em cima de um muro cultural sem saltarem nem para um lado ou para o outro.

É isso que a breve trecho iremos ver.

A coisa já não deve tardar muito!...
... Ler mais
0Responder


Cipião NumantinoJean valjean
8 h
Bom ano novo, caro Jean Valjean.
0Responder


Joao ManuelCipião Numantino
7 h
Tu és um cromo! Um bem-haja! :)
0Responder


Luís Soares Ribeiro
21 h
O que os Bloquistas querem desde sempre é tacho. Se alguém tem dúvidas que acompanhe o trajeto de Sá Fernandes na C. M. de Lisboa.

11Responder


josé maria
21 h

O Bloco está mortinho por ter um ministro



Os cães ladram e a caravana passa.



4Responder


Alex Test
21 h
A primeira parte do artigo parece-me óbvia e correcta. O BE parece querer fazer parte do governo e está sem dúvida mais perto do governo de Costa.

A diabolização do bloco parece exagerada. Portugal é um país atrasado sem qualquer razão que não esteja relacionada com as pessoas que cá moram e com os seu políticos. O BE até agora são mais ou menos inocentes dos problemas de Portugal... no futuro se verá.
1Responder


Miguel CardosoAlex Test
21 h
Desculpe? Por vezes as pessoas "esquecem-se" que o BE é constituído pelos comunistas, trostkistas, maoístas, estalisnistas e outros istas ainda piores que vieram do UDP , do PSR e da Politica XXI, ex PCP e ex MDP CDE, e as culpas que tiveram e têm quer pelo PREC quer pela destruição criativa do nosso tecido empresarial nos últimos 20 anos! Estes são grandes responsáveis pelo nosso atraso também pela gigantesca influência que têm no ministério da educação e pelo condicionamento política da educação nos últimos 42 anos!



... Ler mais
18Responder


j sAlex Test
20 h
Enquanto oposição foram responsáveis por condicionar as políticas de governos anteriores além do activismo e da influência que têm nos media. Já o faziam antes do Bloco existir nos partidos referidos. Além disso o BE e o PCP embora possam evitar que pessoas mais nacionalistas e "estatistas" migrem para a extrema direita com as ideias económicas antiquadas e inviáveis que têm acabam por ser uma força de bloqueio.Mas enfim pode ser que a governação lhes faça bem, resta saber se fará bem ao país.

... Ler mais
3Responder


Miguel Cardosoj s
20 h
Quando a única presidente de câmara que tiveram foi constituída arguida por corrupção por ter aberto um concurso desenhado para ser ganho pela empresa que já tinha terminado a referida obra o BE ficou incondicionalmente atrás da sua corrupta. Durante o governo de Sócrates e de Costa estiveram com eles nas megalomanias que acabariam por falir o estado, TGV, aeroportos, aumentos etc., quando, também por isso, tiveram uma derrocada eleitoral em 2011 despediram uma parte substancial de apoio ao grupo parlamentar sem apelo nem agravo e agora têm servido de lavandaria aos desvarios do pote de unto. São feitos da mesma matéria que o PS, exactamente a mesma e se algum dia tivermos a desventura de os ver chegar ao poder de facto veremos se não são ainda piores.
... Ler mais
7Responder


Alex TestMiguel Cardoso
19 h
O BE não tem muitos anos e dizer que condicionou outros partidos que até tiveram maioria absoluta é chamar de incompetentes a esses.

Até prova em contrário o PS e PSD, bastante menos o CDS são os partidos responsáveis pelo atraso de Portugal. Pode-se dizer "com o BE no poder ainda seria pior" - talvez, mas não existem provas de tal ou mesmo de sinais para tal. As comparações com Venezuelas de Maduro, socialismo soviético, ... fazem tanto sentido como comparar os partidos de direita portugueses com regimes radicais de direita de outros tempos... ou da actualidade.

O BE no tempo de geringonça tem mostrado ser bastante razoável e bastante pragmático... por enquanto.



Tem piada a ideia de que o BE condiciona/domina/... os média e sabe-se lá mais o quê. Então o PS e o PSD?



... Ler mais
1Responder


Alex TestMiguel Cardoso
19 h
Quais as origens do Durão Barroso?...
1Responder


Miguel CardosoAlex Test
19 h
Santa ignorância! O BE não tem muitos anos?! Ó homem o BE é constituído por partidos e gente que anda a deitar fogo a isto desde o PREC! Informe-se! Os partidos que constituem o BE já esteve passaram pelo poder durante o PREC e se isso não chegasse aquilo que defendem já deu sobejas provas de só trazer miséria, aliás bem presente nos países que seguem a ideologia que eles defendem. Se pensasse um pouco naquilo que eles defendem seria fácil perceber o que seria o BE no poder.



Ao contrário do que diz não há partidos de direita em Portugal e os mais à direita, que são só um pouco menos socialistas nada têm que ver com radicais de direita, o BE tem tudo que ver com os Maduros deste mundo, defendem exactamente a mesma coisa, o que saberia se soubesse o que eles defendem.



O pragmatismo do BE resume-se a passar olimpicamente por cima do fartar vilanagem e dos desaires socialistas para se aproximar do poder.
... Ler mais
2Responder


Miguel CardosoAlex Test
19 h
O Barroso como muitos outros ignorantes funcionais andaram lá pelas extremas esquerdas, felizmente alguns mudaram de ideologia face a nova informação, outros ficaram por lá, uns por conveniência e outros, não percebendo eu como é possível, mesmo por convicção.
2Responder


Comentarios AgostoMiguel Cardoso
17 h
Deixar de ser comunista só espelha inteligência e verticalidade. veja-se o exemplo de Milhazes.

Compreendo o medo de deixar comunistas (Be e PCP) chegar ao poder mas será, que nesta altura do campeonato (democracia que gosto de acreditar que está a ficar madura), faz sentido esse receio? Veja-se o Syriza...

Deixo-lhe a questão - o que é mais perigoso, o BE ou o gang socrático no poder?

... Ler mais
1Responder


Rui CarriçoMiguel Cardoso
10 h
Durão Barroso veio do MRPP, e?

0Responder


J Rosário DiasMiguel Cardoso
9 h
São. ..São...alguns deles, ainda nos tomates dos pais, já faziam isso tudo há 42 anos atrás ...
0Responder


Miguel CardosoJ Rosário Dias
7 h
Isso aplica-se a todos os partidos, excepto o PS onde a alguns dos cleptocratas andam nisto desde o 25/4 e em menor escala ao PCP. Falo dos partidos, do que fizeram e do que defendem, da sua herança política no Portugal de hoje, mas os fundadores do BE, gente como o Louçã e o Fazenda andam cá desde o 25/4.

0Responder


Miguel CardosoRui Carriço
7 h
E vê-se o tipo de gente que militava nesses partidos. De resto pelo menos abriu os olhos e percebeu o que é que andava a defender, o indefensável, o que infelizmente não acontece com as gentes do BE e do PCP que só por analfabetismo ou total desinformação podem, no século XXI defender esses partidos.
0Responder


Miguel CardosoComentarios Agosto
7 h
É uma boa pergunta, mas mesmo assim arrisco dizer que prefiro o gangue socrático que nos desgoverna, roubam, muito, são irresponsáveis, incompetentes, implantaram o puro nepotismo e para as clientelas, mas pelo menos não subverteram o modelo económico, social e cultural que temos.

0Responder


PirolitoComentarios Agosto
7 h
Associar Milhazes, anti-comunista e anti-russo primário, a verticalidade é muito arrojado.

0Responder


Rui CarriçoMiguel Cardoso
7 h
Não sendo simpatizante do BE mas como Português, democrata convicto, não me consigo rever nessa sua visão estreita da política e da sociedade Portuguesa, especialmente 43 anos depois da queda da Ditadura.

0Responder


Miguel CardosoPirolito
6 h
ò José João Justino, mas será que ser vertical não é o mesmo que ser anti comunista? Como é que se pode ser vertical e pactuar com o sistema político que mais barbaridades cometeu e ainda comete, na história da humanidade? isso é para gente sem coluna vertebral como o JJJ. Quanto a ser anti russo, faz como sempre confusão, é que ser anti regime de Putin não é ser anti russo e é óbvio o amor que o Milhazes sente pela Rússia e pelos russos, vítimas deste e ainda mais do sistema anterior.
... Ler mais
0Responder


Miguel CardosoRui Carriço
6 h
Claro que não se revê, mas é porque partilha dessa visão pós realidade, da versão utópica e alternativa da realidade, comum ás nossas esquerdas delirantes. Nem com lixívia se branqueia o que estes partidos fizeram ao nosso país e as suas responsabilidades que tiveram no que somos hoje.
0Responder


Rui CarriçoMiguel Cardoso
4 h
Um partido que tem hoje a sua maior representação na AR, que nunca teve responsabilidades governativas? Imaginemos a culpa dos outros... e ainda chama delirantes aos outros?

0Responder


Miguel CardosoRui Carriço
3 h
Teve, os partidos que constituíram o BE fizeram parte do elenco governativo dos governos provisórios do PREC, de qualquer maneira as responsabilidades vão muito para lá das responsabilidades governativas. Os sindicatos, os media e o MNE, por exemplo, condicionados pela extrema esquerda há 42 anos são determinantes para o nosso miserável presente. Aliás só num país de indigentes intelectuais, de analfabetos funcionais é que a extrema esquerda podia ter 20% dos votos, acho que isto diz tudo sobre o povo que somos e o nefasto efeito destes partidos na sociedade!
... Ler mais
0Responder


Rui CarriçoMiguel Cardoso
2 h
Isso é uma visão muito limitada da realidade, estancada no tempo. O PREC já acabou, há muito, os partidos são outros (o PSD já se livrou de quase todos os seus fundadores vindos diretamente da Assembleia Nacional, escolhidos a dedo pelo regime Marcelista por exemplo), muitos antigos membros dos partidos da extrema esquerda, hoje sem expressão, foram para, é verdade, ao BE, mas também a outros partidos, mesmo tão longe do espectro inicial como o PSD.



Todos os partidos vão derivando, dependendo muito de quem os dirige, e se isso acontece nos partidos grandes, este não é o PSD dos anos 80, tal como este BE pouco tem a ver com o de Louçã. O PS de hoje nada tem a ver com o recente de Seguro.

... Ler mais
0Responder


Miguel CardosoRui Carriço
2 h
Se não percebeu, se não percebo que o nosso presente é fruto de um passado onde esta gente teve grandes responsabilidades também não tenho como lhe explicar melhor, teria que conhecer a nossa história.
0Responder


Comentarios AgostoMiguel Cardoso
2 h
O BE é tipo syrisa, não subverte nada, e o PCP só consegue subverter uma geração que não tarda deixa de estar connosco e mais os acéfalos que acham que a festa do avante é a ultima coca cola da terra. O gang socrático enterrou-nos nos próximos 20 anos.

Eu, sinceramente, não tenho resposta para a pergunta que lhe fiz..

0Responder


Comentarios AgostoPirolito
2 h
hhahaha isso vindo de uma alforreca fora de água, vale o que vale...

PS: eu também sou anti-forças-anti-democráticas. Por isso sou um anti-comunista primário e um anti-fascista primário. O seu totalitarismo não é melhor que o dos outros , é a mesma bodega

0Responder


Miguel CardosoComentarios Agosto
1 h
O Syriza tem a troika a respirar no cangote, o que fariam com rédea solta é outra coisa, aliás é só lembrar o que prometeram em campanha!
0Responder


João Leal
21 h
nÃO VOTANDO EU NO BLOCO...CERTAMENTE TEM LÁ GENTE TÃO COMPETENTE E MAIS SÉRIA QUE A MAIORIA DOS SEUS AMIGOS DO CDS, PSD...E MUITO XUXIALISTA

0Responder


josé maria
21 h
José Manuel Fernandes ainda não percebeu, é peco de raciocínio, que o BE e o PCP agora fazem parte dos partidos do arco da governação. Por isso nada mais natural do que terem ministros no governo de Portugal. Já estiveram mais longe e 2019 anda perto. Quando a esquerda voltar a dominar o parlamento, com maioria absoluta de deputados, na próxima eleição legislativa, é que eu me vou fartar de rir com as patacoadas de JMF.

1Responder


Comentarios Agostojosé maria
17 h
Eu também estou farto de me rir a ver o Jerónimo e a Catty no arco da governação! A apoiarem listas negras de offshores.. A apoiarem os contratos de petróleo da Galp.. a votarem a favor de maior opacidade no financiamento dos partidos.. a apoiarem o pagamento de dívida antecipado.. a superarem os défices exigidos por Bruxelas...

Estão tão crescidos, pá!! que orgulho!!

2Responder


Carlos Quartel
21 h
O BE é um fenómeno de moda, sempre abastecido pelos novos profissionais da comunicação social. É um labirinto ideológico, com fundo trotskista mas eleitorado da burguesia urbana, seguidora de moda e do jet-set.

Há que notar que, desde sempre, o BE foi inventado e acarinhado pela imprensa, não havendo exagero em dizer que foi inventado por esses jovens infiltrados em jornais e tv's. Quem vota BE vota em caras, em atitudes, em poses, não em programas nem em projectos.

Mas há que ter alguns cuidados, o lobo continua lá só que com pele de cordeiro (reforçada, neste caso). Louça lá anda, Rosas por perto e esses sabem o que querem
... Ler mais
8Responder


Anabela FaiscaCarlos Quartel
21 h
falta acrescentar que as bases sociais do bloco são classe média que trabalha ou sonha trabalhar no Estado, disfrutando de todos os privilégios, enquanto esmaga com impostos o setor privado, enfim, venezuelistas ou outros quejandos.
14Responder


José PereiraCarlos Quartel
21 h
So true!
3Responder


Paulo Correia
21 h
O BE e o PS estão no mesmo patamar moral, pelo que é fácil imaginar que cheguem à união de facto. Estamos rodeados de lodo por todo o lado.
3Responder


Comentarios AgostoPaulo Correia
17 h
União de facto ou união wiccan?! Actualize-se...para os perceber tem de ser mais alternativo que isso..

Por acaso já estou a imaginá-los todos à volta da fogueira, de túnicas sustentáveis, no solstício, a trocarem votos igualitários e neutros.. Mortágua+Moreira, Galamba+Soeiro, Santos+Martins...aaahh admirável mundo novo!!


1Responder


André Silva
22 h
Que me perdoe de novo o autor, mas seria do mais elementar rigor que não servisse de amplificador de uma mentira por demais repetida (e que, apesar disso, não a torna verdade): os intelectuais não são de esquerda. Os pseudo-intelectuais - na senda e no rasto da pseudo-ciência que é o marxismo - sim.

Mas só esses. Os outros, mais tarde ou mais cedo acabam sempre por perceber o logro em que caíram, e arrependem-se praticamente todos (com as devidas raras excepções a confirmarem a regra).

Essas excepções são (exclusivamente): ou burros acéfalos; ou ignorantes atávicos, que até poderão ser ingénuos bem intencionados; ou gente veraddeiramente mal-formada e de mau carácter. Não há uma quarta alternativa

... Ler mais
3Responder


Joaquim Moreira
22 h
Concordo inteiramente com esta análise. Diria apenas que, estou convencido que não só ocuparam departamentos inteiros nas nossas universidades, como colocaram alguns dos seus no PS. Por isso, a dúvida de quem se aproximou de quem. O que me faz muita confusão é a facilidade com usaram o PCP nesta estratégia de poder. Mesmo sabendo que, na altura, precisavam dos votos do PCP e este também lhe convinha. O problema, vai ser como aceitar as “ordens” do novo Presidente do Eurogrupo e ao mesmo tempo “obrigar” o ministro das Finanças a “bater o pé” em Bruxelas.

... Ler mais
7Responder


William Smith
22 h
Aquilo é uma "mota potente"? É uma mota de praia, aparentemente uma Hondazeca 500.

Fiquei assustado se a gaja tinha uma Harley ou uma BMW. Até mesmo uma Triunph já não vinha a propósito.

Mas, não, vá lá.
1Responder


Manuel DominguesWilliam Smith
21 h
A gaja mal lavada tem mais do que uma moto ,por isso faz cuidado William quando fores a atravessar a rua,junto da AR.
2Responder


William SmithManuel Domingues
21 h
Agradeço o aviso, Manel, mas eu há anos que não passo naquela zona.
1Responder


André Silva
22 h
O autor que me perdoe, mas o artigo não faz muito sentido, atendendo a que a esmagadora maioria dos actuais ministros e deput.ados da AR já são do BE - pelo menos ideologicamente.



4Responder


William SmithAndré Silva
22 h
Lá isso é verdade, André.
4Responder


Comentarios AgostoAndré Silva
17 h
wow wow wow wow wow, calma aí xerife! Quem está no governo e quem ainda manda nisto é o gang socrático. Eu também oiço o galamba a falar mas fez escola com o 44.

Quanto aos ministros, não é por Piscarem o olho ao BE, entoarem patacoadas juntos, porem lá um Nuno Santos e estarem a por o BE de reserva para a próxima legislatura, que os torna no que diz...

1Responder


José Oliveira
22 h
Uns dias quer ser a "consciência moral" do país, noutras sonha com ministérios.



Parece que o que conseguem ser todos os dias é, ser o pesadelo do jornalista!


4Responder


António MoreiraJosé Oliveira
22 h
Quanto ao BE ser pesadelo dos jornalistas, não sei, mas que eu quando tenho pesadelos a Mortágua B (refiro-me à filha do pirata do Santa Maria que se julga menos inspirada do que a irmã) lá costuma aparecer, isso é um facto.



Mas, ó Oliveira, hás-de concordar comigo, a hipótese da jovem aparecer durante o sono é caso para dar insónias a um sacristão preguiçoso.

3Responder


Joao MA
22 h
É um partido que representa a mais vergonhosa hipocrisia em Portugal.
12Responder



























Sem comentários: