segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Sobre o deslizamento do lixo e mortes de cidadãos em Maputo.


Sobre o deslizamento do lixo e mortes de cidadãos em Maputo.

. Moçambique viveu hoje mais uma tragédia na qual, devido as chuvas fortes registadas um pouco por país provocaram o deslizamento de uma montanha de lixo na maior e pior lixeira do país localizada nos arredores da cidade de Maputo, bairro Hulene. Até agora são confirmadas 17 mortos, várias casas destruídas e um número não apurado de feridos entre graves e ligeiros. Aquilo foi triste de ver. A lixeira de Hulene é uma autêntica aberração e atentado ao mais alto extremo æ saúde pública. O governo caduco da frelimo sempre soube disso e nunca se deu conta para resolver o problema. Aquele arsenal de lixo está a matar muitos moçambicanos residentes nas proximidades. Todo santo dia exala-se um ar podre, fumo também podre resultantes das frequentes queimadas do lixo. Eu conheci aquele local e falo isso com conhecimento de causa. Certa vez, eu lembro como se fosse ontem. Quando visitei o sul, há 04 anos, um amigo meu, morador daquele bairro que a paragem chama-se " Primeira Rua", convidou me a passar alguns dias em casa dele. Só consegui permanecer 02 dias em casa dele. Um puro mau cheiro, mosquitos, barratas, moscas, fumo constante, etecetera. Eu não suportava mais continuar aí. No terceiro dia vi-me obrigado a sair daquela zona. Abandonei a casa do meu estimado amigo sem querer. Com a idade avançada que tenho, fui parar na Sala de Urgências do Hospital Central de Maputo. Fui diagnosticado vários problemas associados dentro do meu organismo, desde malária, diarreias, doenças de índole respiratória. Ou seja, em apenas 48 horas que ali permaneci, foram suficientes para eu começar a desenvolver doenças respiratórias. Os meu pulmões já não aguentavam mais. Imaginem aquelas pessoas que vivem ai?. Nasceram e cresceram naquele local, não acham que estão com os pulmões totalmente degradados decorrente do lixo que proporciona lhes um ambiente insalubre?. Aquilo é condenar o cidadão a morrer lentamente. E depois a frelimo não aparece para responder alguma coisa e reparar os danos humanos causados. Portanto, eu apenas queria partilhar a minha experiência sobre a perigosidade que a lixeira de Hulene oferece que hoje volta a ser palco de mortes após ter sido usada por Samora Machel como local de fuzilamentos de cidadãos moçambicanos. Alí foram executados milhares e milhares de moçambicanos durante a época em que a Frelimo matava de verdade. Paz às almas. Triste!
Comentários
Minério Nércia Oliveira Oliveira Ok mais esse tipo de lixeira longo na cidade esse david nao sabe dirigir pahnnnn proximas eleicoes vote vote vote na renamo e seu candidato k for indicado pelo o partido
Gerir


Responder46 min
Bernardo Banda O papo e aquele de sempre, vamos tirar a lixeira ,xtamos a trabalhar , ja temos o xpaço onde Sera a lixeira, nunca xega esse dia, e a gora , inocentes ja foram
Gerir


Responder31 min

Bacar Abdala Para os camaradas chamam isso de boa governação ou seja a FRELIMO é que faz a frelixo é que fez ao longo dos 40 anos.
É assim como querem com a nossa cidade de Nampula ?
Por favor na nossa cidade não queremos a frelixo...
Gerir


Responder30 min
Filimone Armando Armando E k o governo vai faser nesta ordem de ideia.
Gerir


Responder30 min
Muzungu Ndini Aquilo é um autêntico atentado á saúde pública
Gerir


Responder28 min
Teodório Chambal Temos gestores com capacidades para gerir os resíduos sólidos? Onde foram formados? Abono da verdade o Dr. David Simanho será que precisava esperar isto acontecer?
Gerir


Responder26 min
Devi's Tivane Jr. Olha #Muzungo quero te dizer que gosto de como abordas e levas a informação para seus leitores!Quero acreditar que isso é fruto de um trabalho aturado,quem me dera se todos que publicam tivessem a mínima atencao de pesquisar bem os conteúdos?
Gerir


Responder8 min
Joao Elias Jasse Jasse Para uns gostam, aqueles que mandam e não sentem , cobram impostos e não fazem nada, roubam dinheiro e depois querem votos.
David Jairosse adicionou 2 fotos novas — a sentir-se triste com Muzungu Ndini e 14 outras pessoas.
9 h
Noticia Triste De Hulene- Maputo; Casas Soterras 13 Obitos É O Resultado Do Dislizamento Da Lixeira De Hulene, Na Sequençia Das Chuvas Muito Forte Que Cairam Na Madrugada Deste 2a Feira Em Maputo!!!
Comentários
David Jairosse É Muita Dor E Consternação
Gerir
Responder7 h
Gote Rafa Não sei porque o povo fica preocupado em votar enquanto o governo nem ta ai pelo povo.

Sem comentários: